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Compras ‘online’ de particulares subiram “brutalmente”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-04-2020

O presidente executivo dos CTT, João Bento, disse hoje à Lusa que o correio registou uma “quebra substancial” durante o primeiro mês de restrições devido à covid-19, sendo que as compras ‘online’ de particulares (B2C) subiram “brutalmente”.

Questionado sobre a atividade dos CTT no primeiro mês de restrições, devido à pandemia do novo coronavírus, o presidente executivo dos Correios de Portugal fez um pequeno balanço.

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“Temos uma quebra substancial de correio, que inclui uma quebra” do que chega da China, “que tem alguma importância que ainda não sabemos quantificar”, avançou.

Isto porque “parte dessa queda é atraso, porque esse correio vem agora de barco em vez de vir de avião”, explicou o gestor.

Nas encomendas, também se registou uma “queda substancial no B2B [entre empresas]”, pois “como fechou o comércio deixou de haver abastecimento às lojas”, prosseguiu João Bento.

No que respeita ao segmento B2C [compras dos consumidores às empresas], registou-se “uma subida muito substancial”, acrescentou, mas o peso ainda é pouco expressivo.

“Depois temos uma quebra com algum significado na dívida pública porque as lojas estão abertas menos tempo, mas sobretudo porque as pessoas vão menos às lojas”, explicou o gestor.

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Sobre o futuro, João Bento disse que acredita que “a quebra do correio não vai voltar para o que era, mas vai recuperar”.

No caso do B2B Expresso, é possível que suba e no que respeita ao B2C, “que subiu brutalmente, vai continuar a ser muito mais elevado do que era no passado”, uma vez que as pessoas “se habituaram mais a fazer compras ‘online'”.

Parte desta tendência “resulta do muito que temos feito no melhorar e facilitar as condições de adesão ao Dott [‘marketplace’ resultante da parceria entre CTT e Sonae]”, acrescentou.

João Bento adiantou que “entraram [no Dott] já nas últimas semanas, em crise, 130 novas empresas”.

Já nas iniciativas de lojas ‘online’ dos CTT, “nas primeiras quatro semanas já temos mais de 800 empresas a criar as suas lojas ou mesmo em atividade ou a vender”, apontou.

Destacou ainda a iniciativa dos CTT de feiras regionais, onde conta já com 10 produtores a vender queijo.

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