Portugal
Como secar a roupa dentro de casa em pleno inverno
As estações mais frias e chuvosas são um desafio para quem tem que secar a roupa. Idealmente, a roupa deve secar ao ar livre, mas nessas condições climatéricas mais rigorosas, há que encontrar uma alternativa.
Geralmente, a chuva e o frio, tão frequentes nos dias mais nublados dessas estações, levam a que a roupa demore muito a secar. Por vezes, levam mais de três dias para secar, mesmo recorrendo a estendais e cordas interiores
PUBLICIDADE
A pensar nisso, reunimos um conjunto de dicas que permitirão que a sua roupa seque mais rapidamente.
Organização das lavagens
Primeiro, neste contexto delicado, há que estabelecer prioridades no momento de organizar as lavagens. Parece uma dica simples, mas é fundamental. A roupa que se utiliza com mais frequência é prioritária. A restante, que não é urgente, deve ser deixada para mais tarde.
O poder da centrifugação
Nestes dias, convém perceber a importância de usar a centrifugação. Quem quer secar a roupa dentro de casa em pleno inverno deve compreender que lavar roupa que possa ser centrifugada é uma ótima estratégia, porque ela sairá da máquina mais enxuta, o que irá facilitar o processo de secagem.
Recorrer a um ciclo de centrifugação extra permitirá retirar mais água e humidade das peças de roupa. Nem todos os tecidos conseguem suportar este tipo de lavagem. Por isso, certifique-se que verifica as instruções de lavagem, antes de usar esta estratégia.
Esta estratégia pode ser usada em roupas de cama, toalhas e calças de ganga, devido aos tecidos com que estas peças são feitas. Elas podem suportar uma centrifugação adicional com facilidade.
Roupa prioritária sem centrifugação
Caso tenham roupa prioritária que não possa ser centrifugada, antes de a estender, deve torcê-la à mão e sacudi-la bem.
Escolha do local
As roupas não devem ficar a secar na sala ou no quarto, divisões em que tradicionalmente, se passa a maioria do tempo. Opte por escolher estrategicamente o local onde colocar o estendal, por exemplo, na casa de banho ou na lavandaria.
O corredor ou a cozinha podem ser boas alternativas. Contudo, caso opte pela cozinha, tenha em consideração que a roupa deve ser retirada para outra divisão quando se está a cozinhar, para os odores e o vapor não se entranharem nas roupas.
Idealmente, o estendal deve ser colocado num local mais quente. Também se devem mudar as roupas periodicamente para impedir que as peças do meio fiquem aprisionadas entre outras mais molhadas.
O estendal deve ser colocado numa área bem ventilada, preferencialmente perto de uma janela para aumentar o fluxo de ar. Caso haja menos roupas para lavar, pendure as peças de roupa no estendal de forma estratégica, colocando-as em ferros alternados. Quando há mais espaço entre cada peça, o processo de secagem é mais rápido.
Secagem em cabides
Embora esta técnica seja conhecida por ser a mais indicada para deixar as camisas lisas, ela revela-se uma boa estratégia para quem quer secar a roupa dentro de casa em pleno inverno, pois permite-nos acelerar o processo de secagem. Basta pendurar as roupas no estendal, depois de colocada em cabides.
Estender a roupa estrategicamente
Ter mais do que um estendal pode ser uma solução para estes dias, mesmo que seja um mais antigo, guardado para momentos como este.
Para se conseguir evitar encher o estendal com muita roupa de uma vez, algo que irá dificultar a secagem, ter um suplente permite estender a roupa estrategicamente, com espaço.
Por isso, esta é uma das estratégias mais eficientes para quem quer secar a roupa dentro de casa em pleno inverno.
Usar um estendal suspenso
Para quem pretende secar a roupa dentro de casa em pleno inverno revela-se uma boa estratégia recorrer a um estendal suspenso, pois isso rentabiliza o espaço. Também pode colocar as cruzetas no estendal.
Intercalar entre tecidos mais leves e mais pesados
Esta estratégia de intercalar roupas mais leves e roupas mais pesadas ajudará quem pretende secar as roupas com eficácia. As peças de roupa devem ficar bem esticadas e afastadas umas das outras para o vento, caso surja, se movimentar com maior facilidade entre a roupa, promovendo assim uma secagem mais rápida.
Seguramente que agora terá o conhecimento necessário para conseguir secar a roupa dentro de casa em pleno inverno pois, mesmo nas estações mais frias, como o outono e o inverno, é necessário assegurar roupa seca, regularmente. Estas dicas visam ser a solução para esse problema.
Related Images:
PUBLICIDADE