Coimbra
Comissário Europeu afirma que fundos comunitários vão estar focados na inovação
O comissário europeu Johanes Hahn, responsável pela política regional, afirmou hoje, em Coimbra, que os novos fundos comunitários terão como foco “a inovação e a tecnologia”.
PUBLICIDADE
O comissário falava à margem de uma visita à incubadora da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN), e ao parque tecnológico Biocant Park, em Cantanhede, considerando estas duas instituições “excelentes exemplos para a cooperação entre investigação e negócios”.
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, também presente na visita, considerou que estes dois exemplos mostram “como se consegue reforçar a transferência de conhecimento para a economia e para empresas”.
Poiares Maduro sublinhou que no programa Portugal 2020 será dada “grande prioridade” a empresas que se foquem “na internacionalização” e que apresentem “projetos de valor acrescentado”, com um foco na inovação e na tecnologia.
“Estes são investimentos com um retorno muito rápido para o Estado”, referiu, enaltecendo que “a receita fiscal que o Estado já teve com o IPN já é superior ao investimento feito” naquele instituto.
A aceleradora de empresas TecBIS, do IPN, que foi apoiada com sete milhões de euros por parte de fundos europeus, arranca em maio e pretende criar 600 empregos até 2018, informou a presidente do instituto, Teresa Mendes.
Cerca de 70% do espaço já está “alugado” e a aceleradora espera aumentar as exportações das empresas que ali se vão instalar de 14% para 40%, em quatro anos, frisou a responsável.
Related Images:
PUBLICIDADE