Saúde

Colocar pensos nas feridas será boa ideia?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 17-07-2024

Uma ferida é sempre irritante. Provavelmente – como primeira reação – vai pegar num penso, mas será que isso é realmente uma boa ideia?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Os primeiros conselhos diziam: “Deve deixar-se sempre uma ferida secar ao ar”. No entanto, de acordo com o Wound Care Centre, esta não é uma boa ideia. Isto porque uma ferida é um ponto de entrada fácil para a sujidade e as bactérias.

O penso é, por isso, uma barreira perfeita para impedir a entrada de sujidade e bactérias. Além disso, se deixar a ferida secar ao ar, formam-se crostas. Pode pensar-se que isto é bom, mas nada pode estar mais longe da verdade: o tecido novo da pele não se desenvolve tão bem desta forma. Coça-se a crosta? Isso só vai dificultar o processo de cicatrização. Em suma: cobrir a ferida é uma ideia muito melhor. Além disso, o penso evita a fricção (dolorosa).

Os danos já estão feitos? Segundo a Women’s Health é assim que se deve proceder: “Primeiro, coloque ou amarre um pano limpo sobre a ferida para que esta pare de sangrar. Verificar a ferida. Não atingiu um tendão ou um músculo? Em caso de dúvida, dirija-se sempre ao médico de família ou ao hospital. Se houver queimaduras, dirija-se também ao hospital”.

Já verificou a ferida? Então, limpe-a. Pode fazê-lo com água morna (tépida) no duche. “Desinfeção extra. Isto é especialmente útil se não tiver água limpa por perto para limpar a ferida. O Betadine é um bom desinfetante. Nota: isto pode arder durante algum tempo. Cubra a ferida com um penso ou gaze. Também pode aplicar uma pomada na ferida. A investigação demonstrou que a ferida cicatriza melhor num ambiente húmido”, refere.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE