Empresas
CoimbraShopping reduziu consumo de energia em 26% na última década
O Coimbra Shopping conseguiu uma redução de 26% no consumo de energia nos últimos dez anos, um balanço muito positivo para o centro comercial.
Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal, entre os quais se encontra o CoimbraShopping, têm vindo a reforçar as práticas sustentáveis em todas as suas operações, ao longo dos últimos 10 anos, com objetivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.
PUBLICIDADE
No campo da energia, o CoimbraShopping conseguiu uma redução de 26% no consumo da energia, fruto de uma série de medidas, que vão desde a substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, passando pela otimização do horário de iluminação e pelo controlo e ajuste das horas de funcionamento dos equipamentos de ar condicionado.
A água é um recurso que tem merecido também a atenção, de forma transversal, levando à poupança de 18%, nos últimos 10 anos. Para uma gestão mais eficiente, foram implementados vários procedimentos, como a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos.
No que diz respeito aos resíduos produzidos, tem sido feito um esforço contínuo para aumentar a percentagem que é reciclada e, em 2023, esta corresponde a 61%. São várias as medidas que têm permitido crescer neste campo, entre os quais a recolha dos orgânicos e levantamento de resíduos específicos.
“No CoimbraShopping, renovamos o nosso compromisso com a sustentabilidade a cada ano e procuramos adotar estratégias que nos permitam ter resultados efetivos na nossa operação, tornando-a mais eficiente. A redução de 26% no consumo de energia, na última década, é um exemplo daquilo que queremos para o futuro e, por isso, vamos seguir este caminho, enquanto incentivamos quem nos visita a fazer o mesmo”, refere Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.
Neste sentido, este verão, é lançada a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através de comunicação visível no centro comercial, revela os avanços conquistados, desde 2013. Os formatos de comunicação incluem mupis e mensagens em locais estratégicos, nomeadamente, nos espelhos das casas de banho e papeleiras.
Envolvidos nesta campanha estão ainda outros centros geridos pela Sonae Sierra, que revelam também as suas métricas, nomeadamente: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente Portimão, Centro Vasco da Gama, Estação Viana Shopping, Forum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico, Serra Shopping e ViaCatarina Shopping..
Related Images:
PUBLICIDADE