Empresas
CoimbraShopping desembrulha preconceitos na nova campanha de Natal
“Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente”, é assim que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o CoimbraShopping, lançaram a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.
O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo* desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?
O estudo aponta que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social.
Consciente de que muitas pessoas escolhem o CoimbraShopping para comprar estes presentes e que chega a várias faixas etárias, o Centro decidiu usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, o vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que estas pessoas gostam — e não com base em estereótipos relacionados com idade, no estatuto social ou no género.
O conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade e produção da BORN, a campanha é comunicada a nível nacional em indoor, outdoor, rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas no CoimbraShopping.
“Oferecer presentes faz parte da tradição de Natal da maioria das pessoas que nos visitam. Por isso mesmo, este ano, quisemos promover uma reflexão sobre este ato e o impacto que pode ter em quem recebe, apelando a que se deixem de parte preconceitos relacionados com a idade ou o género e se privilegiem os gostos daqueles que serão presenteados”, refere Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.
A par da campanha de Natal, em dezembro, o CoimbraShopping tem uma agenda preenchida vários momentos animados para toda a família, como visitas ao Pai Natal e ateliers infantis, histórias cantadas, teatro – com a peça “Natal no Reino do Gelo” no dia 16, pela ADN de Palco –, e ainda os mais belos cânticos de Natal, pelas vozes dos Carol Singers.
Related Images:
PUBLICIDADE