Cidade
Coimbra vai votar atribuição de uma Medalha de Ouro a Éder
Portugal conseguiu, no passado fim-de-semana, obter uma fantástica vitória desportiva conquistando o Campeonato da Europa de Futebol. Acima de tudo, trata-se de um dia marcante e histórico para a nação, reforçando a auto-estima e união do país e de todos os seus cidadãos, dentro e fora de fronteiras.
Portugal conseguiu, no passado fim-de-semana, obter uma fantástica vitória desportiva conquistando o Campeonato da Europa de Futebol. Acima de tudo, trata-se de um dia marcante e histórico para a nação, reforçando a auto-estima e união do país e de todos os seus cidadãos, dentro e fora de fronteiras.
PUBLICIDADE
Para JSD de Coimbra, esta vitória, que se perpetuará na história, mostra, acima de tudo como é possível ultrapassar limites pré-estabelecidos e impostos com uma mistura de sonho, ambição e trabalho. Devendo servir de exemplo a Portugal em todas as áreas, mostrando que com esforço e valorização é possível atingirmos resultados acima dos esperados.
O sucesso português deve-se a um conjunto de 23 jogadores, dezenas de técnicos e dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, bem como aos milhões de portugueses que apoiaram a nossa seleção. No entanto, devido ao golo decisivo que marcou, esta vitória ficará para sempre associada a Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido como Éder, atleta da nossa cidade e região.
Éder cresceu no Lar “O Girassol”, IPSS ligada à igreja católica, localizada nos arredores de Coimbra, perto da Adémia. Sediada em São Martinho do Bispo e atualmente dirigida pelo Padre Francisco Proença Serra e pelos restantes órgãos diretivos, acolhendo crianças carenciadas de ambos os sexos e operando em Alcarraques e São Martinho do Bispo.
O novo “herói” nacional fez a sua formação desportiva na região de Coimbra, inicialmente no Adémia, depois no Tourizense e finalmente na Académica.
A JSD, numa ação conjunta da Comissão Política Distrital e da Comissão Política Concelhia de Coimbra, irá defender, na próxima Assembleia Municipal de Coimbra (em setembro) através do seu deputado Dino Alves, a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade ao jovem Éderzito António Macedo Lopes.
A JSD refere que esta proposta, não nasce de uma qualquer posição populista, mas sim de uma justa homenagem que esta cidade deve fazer aos valores do trabalho, da solidariedade e da bondade que Éder tão bem representa.
A cidade e a região devem orgulhar-se do desportista Éder, responsável por tão grande sucesso da seleção nacional, bem como do trabalho social que é feito pelas diversas Instituições de Solidariedade Social desta cidade e desta região, adianta a JSD em comunicado enviado a NDC.
Recordamos que na última reunião da Câmara Municipal de Coimbra Éder foi elogiado por Manuel Machado, Carlos Cidade, Francisco Andrade e Francisco Queirós, mas nenhum dos eleitos teve a iniciativa de propor qualquer homenagem ao futebolista.
Nas entrevistas que concedeu a vários canais de televisão Éder não tem sido muito expansivo em relação à sua passagem pelo lar e não tem feito questão de destacar que alinhou pelos clubes de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE