Esta semana em Portugal, a partir desta segunda-feira, 7 de abril, promete ser marcada por uma grande variação no tempo. Se por um lado, os primeiros dias vão trazer temperaturas agradáveis, típicas de maio, por outro, a chuva e a trovoada farão a sua entrada a partir de quinta-feira, dia 10, afetando várias regiões do país.
A partir de hoje, haverá uma subida acentuada das temperaturas. Entre segunda e quarta-feira, Portugal continental viverá um ambiente primaveril, com máximas que poderão ultrapassar os 25°C em algumas regiões, valores mais típicos de maio do que de abril. No norte do país, as temperaturas podem chegar aos 27°C em Braga e Porto, enquanto no centro a previsão é de 26°C em Coimbra e Viseu, explica o tempo.pt.
Contudo, este cenário de calor será breve. A partir de quinta-feira, 10 de abril, uma tempestade irá aproximar-se de Portugal, trazendo consigo períodos de chuva forte, aguaceiros e trovoada. A instabilidade atmosférica irá afetar o país de norte a sul, com as regiões a sul do rio Tejo a serem as mais impactadas. Prevê-se que a precipitação acumulada alcance valores entre os 5 e 15 mm em várias zonas do continente.
PUBLICIDADE
Sexta-feira, 11 de abril, e sábado (dia 12), serão os dias mais críticos, com o avanço da tempestade sobre o continente. A previsão é de que a instabilidade se intensifique, com chuva forte, granizo e trovoada a afetarem especialmente as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, de norte a sul do país. As temperaturas, no entanto, deverão continuar elevadas até quarta-feira, com uma ligeira queda nos dias subsequentes devido à passagem da tempestade.
A semana de 7 a 13 de abril trará um começo quente e estável, com máximas que vão desde os 24°C até aos 29°C em algumas regiões do continente. No entanto, a instabilidade tomará conta do tempo a partir de quinta-feira, trazendo chuva e trovoada, e os arquipélagos também serão afetados pela tempestade. Para quem se prepara para a semana, é importante estar atento às condições meteorológicas, já que a previsão aponta para uma alternância entre calor, chuva e instabilidade, com grande variação em todo o território.
PUBLICIDADE