A partir de terça-feira, dia 15 de abril de 2025, a Alameda Armando Gonçalves vai entrar numa nova fase de transformação urbana com o avanço das obras do troço urbano do Metrobus, entre a Avenida Aeminium e o Hospital Pediátrico, promovidas pela Infraestruturas de Portugal.
Esta etapa implica a reorganização temporária do trânsito, essencial para dar continuidade a um projeto que vai melhorar significativamente a mobilidade da cidade.
Na imagem abaixo é apresentado o esquema de circuitos rodoviários durante a primeira fase da intervenção, que tem uma duração estimada de quatro meses.
PUBLICIDADE
Durante esta fase da intervenção, a circulação automóvel na Alameda Armando Gonçalves será reorganizada para viabilizar o avanço das obras, passando a existir os dois sentidos de trânsito no lado poente (junto à Escola Martim de Freitas), com uma via em cada sentido. Esta solução temporária foi pensada para assegurar a mobilidade durante a execução dos trabalhos.
O acesso da Alameda Armando Gonçalves à Rua São Teotónio ficará temporariamente interrompido, sendo reaberto logo que a evolução dos trabalhos o permita, garantindo sempre a segurança e o bom andamento da intervenção.
A atual paragem dos SMTUC, localizada junto ao estacionamento do antigo Pediátrico (sentido Celas–HUC), será relocalizada para uma zona próxima da rotunda da Avenida Calouste Gulbenkian, assegurando a continuidade do serviço e maior fluidez de trânsito.
A circulação pedonal manter-se-á salvaguardada, assim como a circulação de veículos de emergência.
Com especial atenção à segurança da comunidade escolar, serão disponibilizadas zonas para a largada e tomada de alunos da Escola Martim de Freitas. Estas áreas permitirão paragens rápidas e seguras, não sendo permitido fazê-lo na faixa de rodagem nem junto às escadas de acesso pela Alameda Armando Gonçalves.
Esta fase da obra integra um conjunto de intervenções fundamentais para a modernização da Alameda Armando Gonçalves. Os trabalhos incluem a renovação das redes de água e drenagem, a construção do canal dedicado ao Metrobus, a repavimentação da via, a melhoria da iluminação pública e a reorganização da sinalização e segurança. A intervenção visa ainda uma melhor integração urbana, promovendo um espaço mais funcional, seguro e adaptado às necessidades atuais de mobilidade.
Para facilitar a adaptação a esta nova fase dos trabalhos e minimizar eventuais impactos na circulação, recomenda-se a utilização de aplicações de navegação como o Waze ou o Google Maps. Estas plataformas já incluem a informação sobre as alterações temporárias, permitindo aos condutores escolher os percursos mais adequados em tempo real.
Como complemento à informação prestada, está disponível para visualização o webinar informativo promovido pelo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, com a participação da Câmara Municipal de Coimbra, da Metro Mondego e da Infraestruturas de Portugal, onde foi apresentado em detalhe o plano de intervenção nesta zona. Os interessados podem aceder à gravação através do link ou da leitura do QR Code:

PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.