Vamos

Coimbra vai desligar iluminação de Natal em solidariedade com povo ucraniano

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-12-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai associar-se à campanha #LightUpUkraine e desligar simbolicamente a iluminação de Natal no Largo da Portagem, na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz, na Praça 8 de Maio e no edifício dos Paços do Concelho, hoje, dia 21 de dezembro, entre as 18h00 e 18h30. Adicionalmente, a autarquia, em articulação com a E-Redes, vai desligar, durante o mesmo período, a iluminação pública da Praça 8 de Maio e de parte da Rua da Sofia. Esta medida surge na sequência das várias posições que a autarquia tem tomado, ao longo dos últimos meses, em solidariedade com o povo ucraniano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A campanha #LightUpUkraine, lançada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apela ao desligar das luzes em apoio ao povo ucraniano, afetada por apagões causados por ataques russos contra as suas infraestruturas de energia. A iniciativa está prevista para hoje, dia 21 de dezembro, às 20h00 na Ucrânia, 18h00 em Portugal.

Assim, a CM de Coimbra, associando-se a esta iniciativa vai desligar a iluminação de Natal na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz, na Praça 8 de Maio e no edifício dos Paços do Concelho entre as 18h00 e as 18h30, num ato simbólico de solidariedade pelo povo ucraniano.  Adicionalmente, a autarquia, em articulação com a E-Redes, vai desligar, durante o mesmo período, a iluminação pública da Praça 8 de Maio e de parte da Rua da Sofia.

A CM Coimbra  alembra que manifestou a sua solidariedade com o povo ucraniano desde os primeiros dias da invasão russa. Expressando o desejo e o apelo a que seja colocado um fim ao conflito e que se estabeleça a paz e o diálogo, a autarquia hasteou nos Paço do Concelho a bandeira ucraniana, no dia 25 de fevereiro. Também na reunião da Câmara de 07 de março, o Executivo Municipal aprovou uma moção de apoio ao povo ucraniano, que contemplou, num ato simbólico e em linha com as sanções internacionais aplicadas à Rússia, a suspensão do acordo de geminação com a cidade russa de Yaroslavl, assinado em 1984.

Recorde-se ainda que a 09 de setembro, a autarquia promoveu o “I Ateliê de música e jogos didáticos da população migrante” e 20 de junho, em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, a CM Coimbra realizou a “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”. Antes, a autarquia já tinha criado um banco de famílias para acolher refugiados ucranianos, que permitiu o acolhimento de dezenas de famílias. Face à grande solidariedade demonstrada pelos conimbricenses e ao apoio de inúmeras instituições e empresas do concelho e da região, a CM Coimbra recolheu inúmeros bens (alimentares não perecíveis, de higiene, material de primeiros socorros, de puericultura, roupa, sacos-cama, etc.) em apenas uma semana (de 28 de fevereiro a 4 de março), o que possibilitou o envio de três camiões com bens para cidades polacas, junto à fronteira com a Ucrânia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE