Coimbra
Coimbra vai aderir à Rede Nacional de Equipas de Rua “para melhorar intervenção social”
A proposta de adesão do Município de Coimbra à Rede Nacional de Equipas de Rua vai ser votada na reunião do Executivo do dia 3 de julho. A integração na Rede vai permitir à Equipa Móvel de Intervenção Social (EMIS) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra melhorar os serviços prestados à população em situação de Sem-Abrigo, designadamente na adoção de metodologias comuns entre todas as entidades que prestam este apoio, assegura a autarquia em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.
A Rede Nacional de Equipas de Rua, formalizada em junho de 2023, visa melhorar o serviço prestado pelos equipamentos sociais com intervenção a população em situação de Sem-Abrigo, facilitando a partilha de informação, a troca de experiências, bem como contribuir para a criação de “novas políticas, respostas e metodologias sociais direcionadas para a população alvo da intervenção das Equipas de Rua, a nível nacional”, e definir prioridades e estratégias globais comuns ao trabalho de rua, detalha a informação dos serviços municipais.
Nesse sentido, o Município de Coimbra vai aderir a esta rede pois a parceria e o trabalho em rede entre as equipas de rua, a nível nacional, “proporcionará assim uma melhoria significativa dos serviços prestados à população acompanhada e potenciará a articulação técnica, a definição e aperfeiçoamento de metodologias comuns”.
Uma Equipa de Rua é uma “resposta social, desenvolvida através de um serviço prestado por equipa multidisciplinar, que estabelece uma abordagem com as pessoas em situação de sem abrigo, visando melhorar as condições de vida desta população que não se desloca aos serviços”, pode ler-se na informação técnica que sustenta a proposta. Em Coimbra, e de acordo com o último levantamento efetuado (dezembro de 2022), estavam sinalizadas, pelas diversas instituições, 242 pessoas em situação de Sem-Abrigo, das quais 93 se encontravam na condição de sem teto.
Os objetivos das equipas de rua passam por ir ao encontro das pessoas em situação de sem abrigo, visando estabelecer uma relação pessoal e melhorar as suas condições de vida, prestar apoio a nível da alimentação e tratamento de roupas, apoio psicológico e social, tendo em vista a superação das dificuldades e motivar para a inserção. As equipas de rua que intervêm no concelho de Coimbra constituem-se como uma resposta de primeira linha, para as pessoas em situação de sem-abrigo.
As equipas de rua efetuam giros diurnos e noturnos, percorrendo os espaços públicos da cidade e asseguram que as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo recebem um reforço alimentar, são encaminhadas para os serviços/equipamentos adequados à problemática que apresentam (saúde, acolhimento, ação social e/ou outro), recebem apoio psicossocial, tenham acesso a agasalhos e cobertores/sacos-cama.
São constituídas por um técnico e por um conjunto de pessoas voluntárias que reforçam as equipas ao nível dos recursos humanos, pertencentes às instituições que integram o NPISA/C e que, antecipadamente, se organizaram de forma a dar cobertura a todos os dias da semana. Atualmente, no concelho de Coimbra, intervêm as seguintes equipas de rua: Associação Integrar (Equipa de Apoio Social Direto), Associação Nacional de Apoio a Jovens (Equipa de Intervenção Direta Raiz), CM de Coimbra (Equipa Móvel de Intervenção Social), Cáritas Diocesana de Coimbra (Equipa Reduz) e Cruz Vermelha Portuguesa.
Related Images:
PUBLICIDADE