Coimbra

Coimbra: Turismo do Centro vai criar programa que alia património mundial às cidades criativas

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-09-2022

 A Turismo do Centro quer avançar com um novo programa no próximo quadro comunitário que alie os quatro lugares classificados como Património Mundial às cinco cidades criativas da região.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A Turismo Centro desenvolveu nos últimos três anos o programa Lugares Património Mundial, assente no património edificado classificado (Tomar, Coimbra, Batalha e Alcobaça), com um orçamento de três milhões de euros para desenvolver várias ações de cariz cultural.

Para o próximo quadro comunitário, a entidade quer avançar com um programa semelhante que junte esses quatro lugares às cinco cidades criativas com a chancela da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na região Centro – Óbidos, Leiria, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova e Covilhã -, anunciou hoje o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, que falava aos jornalistas em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na terça-feira.

“Consolidado que está o ‘Lugares Património Mundial’, queremos somar”, vincou, dizendo acreditar que os nove lugares com a chancela da UNESCO permitirão à região ser “mais competitiva”.

Pedro Machado apontou para o exemplo de Coimbra, que desde que foi classificada como Património Mundial “cresceu em média 20% face àquilo que era o número registado desde então”.

“Queremos continuar a crescer e a UNESCO tem um papel fundamental na credibilidade. Sendo cidades criativas, estamos a juntar uma outra camada”, aclarou.

Segundo Pedro Machado, este programa já foi discutido com a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A ideia é a de apresentar uma proposta ao próximo quadro comunitário até ao final do ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE