Coimbra
Coimbra: Trânsito continua a circular normalmente na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (com vídeo)

As obras do Metrobus ainda não estão a condicionar o trânsito na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, na Baixa de Coimbra. A circulação continua a fazer-se normalmente, encontrando-se na zona apenas algumas placas de sinalização que continuam tapadas.
O início dos trabalhos foi anunciado para terça-feira (18 de outubro), dia em que começou a ser instalada a sinalização. Um dia depois o trânsito continua a fluir sem quaisquer constrangimentos e não há ainda sinais do arranque dos trabalhos.
Recorde-se que a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, lançou um apelo aos automobilistas na reunião do executivo de segunda-feira, para que optassem pelas vias alternativas e pela circulação em volta da cidade, de forma a não atravessar este troço do centro urbano.
PUBLICIDADE
Contactadas pelo Notícias de Coimbra (NDC), a Câmara de Coimbra e a Metro Mondego explicaram que a responsabilidade pelos trabalhos é agora da empresa que vai executar a obra, a Cimontubo – Tubagens e Soldadura, tendo o prazo para a sua conclusão começado a contar na terça-feira, dia estipulado para o início dos trabalhos. O NDC contactou também a empresa que esclareceu que todas as comunicações sobre esta intervenção serão feitas pela Metro Mondego, como está estipulado no contrato.
A cargo da Infraestruturas de Portugal e da empresa municipal Águas de Coimbra, a empreitada inclui a construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico e a remodelação das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
As obras vão decorrer no troço entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Mercado Municipal, prevendo a Metro Mondego que estejam concluídas em maio de 2023.
A empreitada na zona da Rua Olímpio Nicolau Fernandes vai concretizar-se em quatro fases sequenciais. Para minimizar os transtornos, os trabalhos vão decorrer na via direita ascendente, com a implementação de circulação alternada com recurso a semáforos e desvio de trânsito, com a exceção dos autocarros dos SMTUC, dos veículos para acesso local e, naturalmente, para veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos e de emergência.
De acordo com a Metro Mondego, nesta primeira fase o desvio de trânsito vai ser feito através da Rua da Manutenção Militar, Rua de Saragoça e Rua de Aveiro, podendo o acesso local ser assegurado através da Rua de Montarroio e Rua Pedro Rocha, sendo para o efeito a circulação pela Rua de Montarroio alterada para sentido descendente. O desvio de veículos pesados vai decorrer pela Rua da Manutenção Militar, Rua de Saragoça e Rua de Aveiro.
De forma a garantir a segurança, vão ser também criadas alternativas para a circulação pedonal, devidamente identificadas no local e permanentemente monitorizadas durante a intervenção, por parte da PSP e da Polícia Municipal, no sentido de dotá-las das melhores condições de circulação e segurança.
Veja o vídeo do direto NDC:
PUBLICIDADE