O presidente da câmara de Coimbra, José Manuel Silva, anunciou esta quinta-feira que a cidade irá ter uma icónica chaimite. O veículo será cedido pelo Exército Português e “colocada na Praça General Augusto Monteiro Valente, um destacado militar de abril, que aqui estudou e viveu”.
De acordo com o autarca, que discursava na sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril no salão nobre da autarquia, esta cedência só foi possível através da “profícua parceria com o Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC)” e representará “uma forma tão especial e simbólica de imortalizarmos o 25 de Abril em Coimbra”.
José Manuel Silva realçou ainda a importância da inauguração nesta quinta-feira da renovada Praça 25 de Abril na Solum e a abertura ao trânsito do viaduto da Rua Manuel Almeida e Sousa (junto à estação de Coimbra-B).
PUBLICIDADE
Duas intervenções que ocorrem no âmbito do projeto Metro Mondego. “Coimbra está a acontecer e estamos, todos e todas, a fazer parte desta transformação profunda e estrutural, que catapulta Coimbra para o futuro!”, disse.
Carregue na galeria sobre a cerimónia realizada na câmara de Coimbra
Sobre a efeméride que hoje se assinala, o autarca lembrou que “não devemos deixar de ter os pés bem assentes no chão”.
Como tal, entende que “o modo mais eficaz de cumprir os anseios do 25 de Abril, de defender a democracia e de combater os populismos radicais é mesmo corrigir os erros do passado e responder construtivamente aos desejos e às carências das pessoas, sem excluir ninguém, e de impregnar de ética e responsabilidade a vida política e cívica, com um justo equilíbrio entre direitos e deveres”.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com o discurso do José Manuel Silva
Related Images:
PUBLICIDADE