Na viagem que nos vai levando até ao álbum de estreia, Beatriz Rosário dá a conhecer um novo single. Se o título “Coimbra Tem + Encanto” soar familiar, é mesmo!
Trata-se de uma apropriação carregada de simbolismo do fado de Coimbra, mas enquanto a tradição ainda o associa à imagem do homem, neste caso é uma mulher a falar pelas margens do Mondego e serenatas de amor cego.
Beatriz Rosário, formou-se em Economia pela Universidade de Coimbra (FEUC), tem feito o seu caminho no mundo da música com a sua fusão única de Fado e Pop, conquistando um público diversificado e crescente através das rádios nacionais. Para homenagear as sua cidade natal, a artista decidiu gravar temas do repertório académico de Coimbra, e convidou a Estudantina da Universidade para se juntar a ela a celebrar a tradição cultural e académica ao mesmo tempo que a une à arte contemporânea, marcando uma inovadora representação do Fado de Coimbra no Feminino.
Sendo a tradicional Serenata Monumental de Coimbra, um dos marcos do repertório académico da cidade, tem historicamente sido interpretada por grupos masculinos. Pela primeira vez, a Estudantina da UC abraça Beatriz Rosário, refletindo uma evolução nas tradições e uma maior diversidade no contexto académico e musical.
Este projeto representa uma ponte entre o passado e o presente, mostrando como a tradição pode ser renovada e adaptada às novas realidades culturais e sociais.
Na voz de Beatriz Rosário, o texto muda as palavras para reciclar a tradição em autobiografia. E a história passa a ser dela, aceitando a mudança sem renunciar à memória.
Related Images:
PUBLICIDADE