Coimbra

Coimbra tem 11.272 utentes sem médico de família

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-07-2022

Há 11.272 utentes sem médico de família inscritos nos Cinco centros de Saúde de Coimbra disse ontem o deputado municipal Carlos Nunes da Silva, representante da Assembleia Municipal de Coimbra no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

PUBLICIDADE

publicidade

O médico oftalmologista eleito pelo CDS para a Assembleia Municipal revelou que 6.071 destes utentes estão inscritos no Centro de Saúde de Celas, 3.324 no Norton de Matos, 1.343 em Santa Clara, estando os restantes distribuídos pelos outros centros.

PUBLICIDADE

Para além destes utentes sem médico de família, existe em Coimbra um “número indeterminado de pessoas sem título de residência e muitos alunos do Programa Erasmus, assim como alunos de mestrado e doutoramento, estes em particular nos meses de fevereiro e novembro.

Nunes da Silva revelou ainda na reunião plenária que o “plano municipal de saúde, esta na fase de gabinete e de elaboração da página web”.

Sobre a capacidade dos cinco centros de saúde, o médico oftalmologista e deputado municipal explica que “ todos têm a capacidade esgotada; nenhum centro de saúde pode aceitar mais utentes”.

Depois do levantamento dos problemas de saúde do concelho, Nunes da Silva apontou algumas possíveis soluções, entre estas a contratação direta pela autarquia de todos os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos, para além dos assistentes operacionais já previstos no processo de descentralização.

A título de exemplo, revelou que nos cinco centros de saúde de Coimbra só existe um técnico de diagnóstico para doenças visuais relacionadas com a diabetes.

“A Coimbra capital da Saúde já foi há muito tempo” sublinhou o médico lembrando o “caos e morosidade das Urgências do CHUC”, reiterando que entre as soluções podem estar a “reativação e modernização do Hospital Geral nos Covões” ou a “construção de um novo hospital em Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE