Vamos

“Coimbra Sem Margens” celebra a cidade e une saberes

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 02-04-2025

Esta quinta-feira, 3 de abril, por decisão do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (AECO), haverá uma pausa letiva que vai mobilizar toda a comunidade escolar das escolas e jardins de infância num vasto conjunto de atividades em torno do projeto “Coimbra Sem Margens” que, integrando o Projeto Cultural do AECO, procura desenvolver e concretizar saberes e capacidades formativas globalizantes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Coimbra Sem Margens” é um projeto que abraça a cidade, e une as suas margens, promovendo uma celebração que intersecta cultura, património, tradição e inclusão.

PUBLICIDADE

O projeto organiza-se em torno de três eixos articuladores: a celebração dos 500 anos de Camões; a exploração e descoberta da cidade como um todo, não só cultural e patrimonial, mas também social e diverso com as suas periferias e desafios de inclusão da(s) diversidade(s), numa Coimbra que se perspetiva sem margens, aberta, solidária e acessível a todos.

Será um dia diferente, em que o espaço da “aula” proporcionado às crianças e jovens será a cidade e as suas gentes, corpo vivo e multiforme, que oferece novas experiências, descobertas e diferentes contextos potenciadores das mais diversas e significativas aprendizagens em ação e interação dinâmicas. Cada turma foi envolvida na definição e planificação das atividades a desenvolver.

Da parte da manhã, tendo como mote os “500 anos de Camões”, serão desenvolvidas várias atividades lúdico-didáticas, exposições, concursos, jogos, palestras, visitas, tanto no espaço das escolas, como em vários locais da cidade, em colaboração com diversas entidades de índole cultural, artística e científica, nossas parceiras na comunidade.

Da parte da tarde a tónica das atividades centra-se nas atividades lúdicas ao ar livre.

Sob o lema de uma “Cidade Sem Margens”, pelas 13.30, os alunos farão um percurso pedonal unindo as margens da cidade que o Mondego separa. Partindo do Parque Verde, pela ponte pedonal, passando pelo Parque Manuel de Braga, Largo da Portagem, até à Praça 8 de Maio, onde, pelas 14.30, se concentrarão e decorrerá uma Flashmob coreografada pelos docentes de Educação Física que unirá em festa crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste num abraço à cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE