Coimbra

Coimbra reforça diálogo com empresários da hotelaria na iniciativa “Bom dia, negócios”

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 27-03-2025

A Câmara Municipal de Coimbra promoveu esta quinta-feira, dia 27 de março, mais uma edição da iniciativa “Bom Dia, Negócios”, desta vez dedicada à hotelaria.

O encontro decorreu na Pastelaria Visconde e contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, e de representantes do setor hoteleiro e de alojamento local.

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Depois de uma sessão dedicada ao setor alimentar e de bebidas, em setembro de 2024, e de outra com empresários das indústrias culturais e criativas, em novembro, o “Bom dia, negócios” regressou com o objetivo de promover um diálogo aberto entre a autarquia e os agentes económicos, desta vez da hotelaria, abordando desafios, oportunidades de investimento e estratégias para fortalecer o setor em Coimbra.

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O presidente da Câmara, José Manuel Silva, destacou a criação da Divisão de Turismo da CM de Coimbra, responsável por iniciativas como o portal Visite Coimbra, a disponibilização de um toolkit promocional e a presença da cidade na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). “Estamos a consolidar uma estratégia que fortalece Coimbra como destino turístico de referência, criando ferramentas que potenciam a promoção da cidade e a captação de visitantes”, afirmou.

Já o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, sublinhou que “a taxa turística deve ser uma ferramenta para investir na melhoria do espaço público, garantindo que Coimbra se torna um destino cada vez mais atrativo para visitantes e investidores”. O autarca acrescentou, ainda, que “iniciativas como o ‘Bom Dia, Negócios’ são essenciais para estreitar laços entre a autarquia e os empresários dos vários setores de atividade, permitindo uma cooperação mais eficaz no desenvolvimento económico e na captação de novas oportunidades de negócio”.

Durante o encontro, José Madeira, em representação do Hotel Oslo e da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, anunciou a abertura do Hotel Bragança dentro de um ano, um projeto diferenciador na zona da “Beira Rio”. O responsável destacou, ainda, o aumento do número de congressos na cidade e o crescimento da procura por parte de turistas americanos, impulsionado pela recente menção de Coimbra no jornal “The New York Times”. José Madeira alertou, contudo, para a necessidade de aumentar a oferta de alojamento e sugeriu a implementação de uma taxa turística para autocarros de turismo que entrem no espaço da Universidade de Coimbra.

Já Albano Dias Ferreira, do alojamento local Casa de São Bento, propôs medidas para a requalificação das zonas históricas, incluindo a eliminação de cabos elétricos e de telecomunicações das fachadas e a articulação com empresas digitais para promover Coimbra e o seu património. 

Numa perspetiva de colaboração e de reforço do papel do setor privado na valorização do espaço público, Liliana Paiva, administradora do Hotel Coimbra Aeminium by Meliá, disponibilizou uma equipa da sua unidade hoteleira para colaborar em ações comunitárias que beneficiem a cidade. 

Já Fernando Santos, do Riversuites, defendeu a necessidade de Coimbra diversificar as suas atrações turísticas e sublinhou a importância de uma agenda cultural dinâmica e acessível a todos. 

A iniciativa “Bom Dia, Negócios” reafirma o compromisso da autarquia em fortalecer a relação com os empresários locais, promovendo o desenvolvimento económico e a criação de um ambiente propício ao investimento. 

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