Coimbra
Coimbra reforça campanha de sensibilização para recolha de monos
A Câmara Municipal de Coimbra reforçou, a partir desta segunda-feira, dia 15 de julho, a campanha de sensibilização para recolha de monos que iniciou em 2022 e que visa combater o abandono de resíduos na via pública e apelar à utilização deste serviço gratuito disponibilizado pela autarquia.
O abandono de resíduos na via pública é ilegal e, para além disso, pode provocar acidentes, criar condições de insalubridade, alterar o enquadramento paisagístico dos territórios e afetar a saúde das populações. A Câmara Municipal considera, por isso, fundamental sensibilizar os cidadãos para a utilização do serviço municipal gratuito de recolha de monos e combater, assim, o abandono de resíduos na via pública. Para isso, a autarquia vai reforçar a campanha de sensibilização que iniciou em 2022 e que teve resultados bastante positivos, verificando-se um aumento de 24% do número de pedidos de recolha de objetos de grandes dimensões desde essa data.
PUBLICIDADE
Para além da campanha de sensibilização, vai ser também intensificada a atividade de vigilância, a fiscalização e o patrulhamento dos locais onde usualmente é realizada a deposição ilegal. Essa fiscalização vai ser realizada com o apoio da Polícia Municipal, da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O serviço municipal de recolha de monos é gratuito na cidade de Coimbra. O agendamento da recolha de monos deve ser realizado através do contacto telefónico 239 802 070, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, ou do email ambiente@cm-coimbra.pt.
Os monos são recolhidos de acordo com a sua tipologia e devem ser colocados num local a combinar no dia do levantamento. Às terças-feiras, são carregados resíduos verdes e lenhosos, madeiras (móveis, tábuas, etc.); às quartas-feiras recolhem-se colchões, carpetes, sofás, louças sanitárias, objetos em plástico rígido, etc.; e às quintas-feiras são recolhidos eletrodomésticos, equipamento informático, lâmpadas, objetos metálicos, etc.
Importa sublinhar que a recolha gratuita se aplica a pequenas quantidades de resíduos, pois os grandes volumes poderão ser sujeitos ao regulamento de preços e taxas municipais, pelo que é fundamental o contacto prévio para avaliar as condições de recolha.
Related Images:
PUBLICIDADE