Cidade
Coimbra recebe doação de fonogramas não musicais
A doação de uma coleção de fonogramas não musicais à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) por parte da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) é um dos pontos da ordem do dia que será analisado e votado pelo executivo camarário na sua próxima reunião.
Trata-se de um conjunto documental constituído por 228 títulos: monografias e publicações literárias – das quais são exemplo, entre muitas outras, as obras “A Cidade e a as Serras”, de Eça de Queirós, ou “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, gravadas em cassetes sonoras de 90 minutos, para serem usufruídas por cidadãos invisuais.
PUBLICIDADE
Os fonogramas não musicais foram produzidos pelo Centro de Produção Material do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo e entregues à ADFA quando o Centro de Produção Material foi extinto, em 2004. A ADFA entendeu doar o material áudio por considerar que o mesmo tem qualidade para ser mantido e reproduzido para suporte digital, tendo a sua escolha recaído na CMC pelo facto de esta possuir um serviço de leitura para invisuais com capacidade de preservação e divulgação deste acervo documental. Note-se ainda que esta coleção de fonogramas não musicais é única, não sendo conhecida qualquer cópia.
Related Images:
PUBLICIDADE