Coimbra

Coimbra realizou 464 partos (só em agosto). Nasceram 3.323 bebés em oito meses

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 05-09-2024

A Unidade Local de Saúde (UL) de Coimbra é a entidade hospitalar nacional com maior número de partos e de recém-nascidos em Portugal, dando apoio a toda a Região de Saúde do Centro, assim como a outras regiões de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Até final de agosto de 2024, a ULS de Coimbra realizou 3.323 partos e o nascimento de 3.383 recém-nascidos (+ 9% do que no período homólogo). Durante o mês de agosto, realizaram-se 464 partos, o que permite estimar que o número de partos ultrapasse os 5.000 no final de 2024.

Em 2023, foram realizados 4.851 partos, tendo nascido 4.953 recém-nascidos. Durante o mesmo período, realizaram-se 27.210 atendimentos urgentes de obstetrícia e de ginecologia, o que representa em média 75 episódios por dia.

Em setembro, vai ter início o percurso clínico integrado para a mulher grávida. No âmbito deste programa, as grávidas serão acompanhadas em vigilância partilhada e integrada pelas equipas de obstetrícia e, em simultâneo, pelas equipas dos cuidados de saúde primários. Haverá um processo clínico eletrónico da grávida, partilhado entre as equipas dos cuidados de saúde primários e hospitalares. A estruturação do percurso, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, garante uma gravidez mais segura e uma melhor experiencia para a grávida e para a sua família.

Em 2023, na ULS de Coimbra realizaram-se 128.555 consultas médicas de obstetrícia e ginecologia, em média 514 consultas por dia. Até 31 de agosto de 2024, realizaramse 86.636 consultas médicas (+ 1 % do que em igual período de 2023).

No mesmo ano (2023) na vertente da cirurgia ginecológica, destaca-se a realização 3.565 intervenções cirúrgicas. Até 31 de agosto de 2024 foram intervencionadas cirurgicamente 2.380 doentes (+ 0,6% do que no período homólogo). Em Julho de 2024, a especialidade de ginecologia, juntamente com mais 2 especialidades cirúrgicas, iniciou o programa de cirurgia robótica, oferecendo uma resposta mais eficaz e segura nas doenças benignas do útero e na oncologia, entre outras patologias ginecológicas.

A cirurgia robotizada foi assegurada pela recente aquisição do robot cirúrgico da Vinci Xi.

Este sistema avançado permite procedimentos minimamente invasivos, melhorando a precisão cirúrgica e reduzindo o tempo de recuperação dos doentes.

Na medida em que também damos resposta a casais com infertilidade, o Serviço de Medicina da Reprodução, com uma referenciação nacional, realizou até Agosto de 2024, 396 tratamentos de procriação medicamente assistida (FIV/ICSI), tendo ainda efetuado 300 consultas de apoio à fertilidade. Destacam-se ainda as consultas de preservação da fertilidade: a ULS de Coimbra é a única do país que realiza todas as técnicas disponíveis, sendo, por isso, referenciados doentes oncológicos de todo o país.

Esta atividade assistencial foi em 2023 de 287 consultas, tendo-se realizado até agosto de 2024, 265 consultas. A área da Reprodução Humana é também uma prioridade da ULS de Coimbra, atendendo ao seu impacto familiar e social e para a qual pretendemos aumentar a nossa capacidade de resposta.

Sobre a sobrecarga na atividade assistencial dos últimos meses, condicionada pelo maior afluxo de grávidas às urgências, a Diretora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia, Teresa Almeida Santos, explica: “Os últimos meses têm sido desafiantes pela necessidade de assegurar o funcionamento normal de ambas as maternidades, correspondendo não apenas às grávidas da área de influência da ULS de Coimbra, mas também a muitas grávidas residentes na região de Leiria e do Oeste”.

Atualmente, a resposta da ULS de Coimbra é assegurada por dois Serviços de Obstetrícia e de dois Serviços de Neonatologia alojados na Maternidade Daniel de Matos e na Maternidade Bissaya Barreto — instaladas em edifícios antigos e sem um programa funcional adequado, de um Serviço de Ginecologia e de um Serviço de Reprodução Humana alojados no polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Assim, e apesar das afinidades e complementaridades a eles inerentes, estes Serviços encontram-se dispersos pela cidade, com todas as implicações daí decorrentes.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, “a resposta da ULS de Coimbra nesta área é exemplar, fruto da capacidade de planeamento, competência e generosidade dos seus profissionais. Mais do que nunca, é essencial garantir a construção da nova maternidade para manter a qualidade de resposta e a valorização deste farol do Serviço Nacional de Saúde”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE