Primeira Página
Coimbra realiza primeira Neurotização da Córnea em Portugal
Uma equipa multidisciplinar de cirurgiões da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou com sucesso a primeira cirurgia de Neurotização da Córnea em Portugal, oferecendo uma nova esperança aos doentes que sofrem de lesões neuropáticas da córnea.
Esta cirurgia – inovadora e pioneira, a nível nacional – foi conduzida por uma equipa diferenciada e interdisciplinar, que juntou os Serviços de Oftalmologia, coordenado por Maria João Quadrado e por João Gil, e o Serviço de Cirurgia Plástica, a cargo de Miguel Pessoa Vaz e Sara Ramos.
PUBLICIDADE
“A Neurotização da Córnea é uma técnica sofisticada utilizada para restaurar a sensibilidade da córnea, que passa por ligar nervos saudáveis, isolados de outra parte do corpo, ao olho com perda de função sensorial”, explica Maria João Quadrado, acrescentando: “a sensibilidade da superfície ocular é essencial para a proteção do olho, a produção de lágrimas e a diminuição do risco de úlceras e infeções. Este procedimento permite reabilitar e promover a capacidade de cicatrização da córnea humana, reduzindo o risco de perda de visão e melhorando a qualidade de vida dos doentes”.
“Esta cirurgia, envolvendo a participação de diversos Serviços da ULS de Coimbra, é mais uma prova da dinâmica, inovação e constante desenvolvimento que procuramos constantemente ter, na resolução dos problemas dos doentes que recorrem diariamente ao Centro de Responsabilidade de Coimbra (CRIO). Para além do envolvimento ativo de muitos dos seus membros em inúmeros projetos científicos nacionais e internacionais, temos inúmeros líderes de opinião em diversas áreas da Oftalmologia, somos o único Centro de Referência de Onco-Oftalmologia Nacional e membros ativos em 3 Redes de Referência Europeia – ERN-EYE, EUROCAN e EURbG” salientou Joaquim Murta, Diretor do CRIO.
“Esta cirurgia, a primeira do seu tipo no nosso país, representa um passo importante na disponibilização de opções de tratamento avançadas para doenças oculares em
Portugal”, destaca o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, para quem “esta é mais uma prova da capacidade de inovação da nossa Unidade Local de Saúde, que tem os olhos postos na sua missão: prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, para melhorar a saúde e bem-estar da nossa comunidade”.
Related Images:
PUBLICIDADE