Câmaras
Coimbra quer “generalização” do acesso à cultura com comemorações do 25 de Abril
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai comemorar o 25 de Abril, com 15 eventos culturais e desportivos, que se realizam entre 12 de abril e 02 de maio, com vista a enaltecer “a generalização do acesso à cultura e à prática desportiva”.
Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, considerou “importante homenagear todos os que viveram e lutaram para que se conquistasse a liberdade”, salientando que a principal obra “do 25 de Abril é o Estado Social, que hoje sofre ameaças e que interessa consolidar”.
PUBLICIDADE
No dia 25 de Abril será realizada uma sessão solene no salão nobre do município, que vai contar com uma intervenção do presidente da câmara e das diferentes forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Coimbra, referiu, durante a apresentação do programa.
Ainda naquele dia, irá ocorrer a “Feira das Associações”, em diversos espaços da baixa de Coimbra, com “venda de produtos, gastronomia, atuações musicais e performances teatrais”, avançou Manuel Machado.
No dia 24, a CMC promove o debate “Histórias da História do 25 de Abril”, na Casa Municipal da Cultura, com a presença do presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, o fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, o membro do Bloco de Esquerda António Rodrigues, o militante do PCP Manuel Louzã Henriques, a antiga vereadora na Câmara pelo PS, Teresa Portugal, e Jaime Ramos, militante do PSD e porta-voz do movimento cívico em defesa do Metro Mondego.
Durante as comemorações, será realizada uma exposição na Casa Museu Miguel Torga, com uma seleção de obras e documentos do escritor, entre os quais um poema escrito na cadeia do Aljube, durante o Estado Novo.
Outras duas exposições constam do programa de comemorações, uma com trabalhos e fotografias de alunos em torno do tema “Liberdade” e outra sobre “fotografias murais do PREC [Processo Revolucionário em Curso]”, disponibilizadas pelo Centro de Documentação 25 de Abril.
Ainda no plano cultural, a 22 de abril será apresentada por António Arnaut a obra “Antologia de poesia País de Abril”, de Manuel Alegre, e a 02 de maio Rui Bebiano, diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, apresentará uma palestra em que se pretende refletir “a deriva da revolução cultural do 25 de Abril”, disse o autarca.
Entre 22 e 23 de abril, a Casa da Esquina apresenta a peça “Occupy – Teatro Sem Cortes”, em que se procura debater “a passividade dos cidadãos relativamente aos acontecimentos atuais”.
No âmbito desportivo, estão integradas no programa da CMC a Liga Internacional de Clubes Luso-Galega de judo, a final da Taça de Portugal de Voleibol, o “Torneio da Liberdade” para crianças entre os 7 e os 10 anos, o Torneio de Rugby Cidade de Coimbra, o Torneio Ticha Penicheiro e a “The Color Run.
Manuel Machado afirmou, ainda, que a Associação Nacional de Municípios irá “comemorar pela primeira vez o 25 de Abril”, com uma sessão na sede da associação, a 24 de abril, que contará com a presença do historiador Amadeu Carvalho Homem e Mota Amaral, antigo deputado da ala liberal da União Nacional, durante o Estado Novo.
JYGA // JLG
Related Images:
PUBLICIDADE