Coimbra
Coimbra quer concessionar meia centena de postos de carregamento para viaturas elétricas
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra pretende lançar um concurso para a concessão do direito de uso privativo de espaço público para a instalação de postos de carregamento municipais para viaturas elétricas. Nesse sentido, na reunião de Câmara de segunda-feira, dia 19 de agosto, o Executivo vai deliberar sobre a abertura de um procedimento de consulta pública, pelo prazo de 30 dias úteis, para acolher propostas de localização dos futuros postos de carregamento municipais.
Após o levantamento e a caracterização do panorama de carregadores de viaturas elétricas no concelho, os serviços municipais propõem a divisão geográfica de Coimbra em duas áreas, que vão corresponder aos lotes a concurso, delimitadas pela Avenida Dias da Silva, sendo que a norte foram identificadas 29 possíveis localizações para instalar carregadores e a sul 23.
O estudo desenvolvido permitiu desenhar áreas e eixos de concentração de funções – habitação, comércio, serviços, restauração e lazer – que podem justificar a instalação de equipamentos de carga de veículos elétricos em espaços públicos. Assim, é referido o eixo Convento de S. Francisco/Fórum Coimbra/Choupal, o eixo Portagem/Avenida Fernão de Magalhães e a área da Alta/Polo I/ Avenida Sá da Bandeira. Foram, ainda, referenciadas áreas como Conservatório de Música/Vale das Flores, para além de Estádio Cidade de Coimbra/Pavilhão Mário Mexia/Complexo de Piscinas/Alma Shopping; o eixo Choupal, Estádio Universitário, Parque Verde/Parque Manuel Braga/Choupalinho; e o eixo Hospital Pediátrico/Alameda Gulbenkian.
Acrescem a estas áreas marcadamente residenciais/comerciais/industriais e periféricas, nomeadamente a Estrada de Eiras/Santa Apolónia, Relvinha/Loreto/Pedrulha, Monte Formoso/Ingote/Bairro de São Miguel/Cruz do Vale do Seixo, São Martinho do Bispo e Santa Clara/Mesura/Alqueves.
Tal como justifica a informação municipal, esta medida tem enquadramento no decreto-lei nº 39/2010, que estabelece a mobilidade elétrica como uma das principais linhas de modernização estrutural do país, e define como objetivos o incentivo à aquisição e utilização de veículos elétricos, estabelece a garantia que o carregamento de baterias de veículos elétricos se realiza através de uma rede de carregamento integrada, de forma cómoda e eficaz; e consagra um regime de universalidade e equidade no acesso aos serviços de mobilidade elétrica.
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