Coimbra

Coimbra queima fascismo ao mesmo tempo que canta “Grândola Vila Morena”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 25-04-2025

Imagem: Vladimiro Vale / Facebook

A noite de 24 para 25 de abril em Coimbra foi, mais uma vez, um marco de celebração da Revolução dos Cravos e da liberdade conquistada.

A tradicional Queima do Facho, que se realizava na Sé Velha, reuniu uma multidão na Praça 8 de Maio que não poupou esforços para celebrar a história e a democracia que floresceu após o 25 de abril de 1974.

Pelas 0:00, como manda a tradição, o fascismo foi simbolicamente queimado, personificado num boneco de papel, enquanto o icónico tema “Grândola, Vila Morena” ecoava pelas ruas da cidade. Este ato de resistência e celebração contou com a presença de várias gerações, todas unidas pela memória de um passado que marcou a mudança para um Portugal democrático.

PUBLICIDADE

A noite foi marcada por um sentimento de união e pertença, com a população a reunir-se para celebrar um dos marcos mais importantes da história de Portugal.

Com esta celebração, Coimbra não só homenageou o passado, mas também olhou para o futuro, preparando-se para os próximos anos de liberdade, sempre com a certeza de que o 25 de abril e os seus valores serão preservados pelas gerações vindouras.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE