Coimbra

Coimbra promove Semana do Envelhecimento Ativo

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 dia atrás em 18-09-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai promover a Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo, que vai decorrer de 29 de setembro e 6 de outubro.

PUBLICIDADE

A Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo começa já no próximo dia 29 de setembro e estende-se até ao dia 6 de outubro, com um programa que engloba várias iniciativas.

Com a realização da Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo pretende-se, sobretudo, criar oportunidades de disseminação de conhecimentos que incentivem e motivem os municípios, as entidades do setor social e da saúde e a comunidade em geral a criarem ou a replicarem boas práticas na área do envelhecimento ativo, saudável e participativo, bem como promover momentos de lazer e de convívio, no sentido de combater a solidão e o isolamento social da população idosa.

PUBLICIDADE

Durante a semana, vão ser promovidos diversos passeios de bicicletas adaptadas, “trishaws”, no Parque Verde do Mondego, no âmbito do recente projeto abraçado pela CM de Coimbra, através do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, Pedalar Sem Idade Portugal – Capítulo de Coimbra.

Os passeios são gratuitos e estão disponíveis todos os dias do ano, sendo apenas necessário realizar-se a inscrição prévia através do endereço eletrónico coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt ou do contacto telefónico 936 733 797 (chamada para a rede móvel nacional – dias úteis das 9:00 às 17:00). 

PUBLICIDADE

Já no dia 1 de outubro, das 10:15 às 16:30, irá decorrer, nas Caves de Coimbra, o I Encontro Sénior – Coimbra 2024, organizado pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da CM de Coimbra, em estreita articulação com o grupo de trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social de Coimbra.

A iniciativa pretende promover o convívio e as relações interinstitucionais, fomentar a valorização do capital pessoal e social da pessoa idosa e promover o sentimento de utilidade social e a validação de saberes e vivências, bem como fomentar novas relações sociais, prevenir o isolamento social ou a solidão e combater o idadismo e mitos e outros preconceitos relacionados com o papel das instituições, com a velhice e o envelhecimento. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita através do link https://forms.gle/aC9GxbPgC65Zo4Fi6. O evento é limitado a 500 pessoas, incluindo cuidadores formais e informais. 

O programa de dia 1 começa às 10:45, com as boas-vindas da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, seguindo-se uma sessão de ginástica sénior, promovida pela Casa do Pai -Centro de Apoio Social, e a apresentação de uma peça de teatro, “A farsa de Inês Pereira”, pela Delegação Distrital de Coimbra da Associação de Solidariedade Social de Professores.

Às 11:30, vai haver um desfile de moda sénior, pelo Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra. Depois do almoço, está previsto um momento musical, com o Grupo de Dança e Cantares da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel e, às 14:00, a peça de teatro “Recordar a Revolução dos Cravos: 50 anos do 25 de abril”, da responsabilidade do Centro Social de S. João do Campo.

A partir das 14:30, estão previstos momentos de animação musical, entretenimento e de conselhos de saúde, como, por exemplo, um Quizz de estimulação cognitiva (CASPAE), rastreios de risco cardiovascular (Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia), “Ciência Cidadã” e “Boas Práticas para o Envelhecimento Saudável” (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e, ainda, “Prevenção de Quedas” (Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia).

O último grande momento desta semana acontece a 3 de outubro, no Convento São Francisco, com as II Jornadas Nacionais de Promoção de um Envelhecimento Ativo e Bem-Sucedido, que pretendem ser um espaço de promoção do debate sobre os desafios relacionados com o envelhecimento.

São esperados cerca de 300 participantes, entre atores da área do envelhecimento e outros potenciais interessados pela temática. A sessão de abertura está marcada para as 9:30 e espera-se a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da ministra do Trabalho, Rosário da Palma Ramalho, e do presidente da Câmara, José Manuel Silva. 

Da parte da manhã, a iniciativa será constituída por uma conferência inaugural intitulada “Envelhecimento Demográfico em Portugal: Desafios e Oportunidades para o Futuro”, seguida de um painel dedicado à divulgação de boas práticas na área da saúde intitulado “As Organizações de Saúde como Impulsionadoras de Territórios Amigos da Longevidade: Que Realidades?”. Já da parte da tarde, decorrerá a conferência “Sustentabilidade e Inovação como Pilares Estratégicos nas Organizações”, seguida de um painel dedicado à divulgação de boas práticas na área social intitulado “As Organizações Sociais como Impulsionadoras de Territórios Amigos da Longevidade: Que Realidades?” e, por fim, a conferência “Nunca é tarde Demais”. 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada através do seguinte link: https://forms.gle/N8RiuWoDkngLhYJK6.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE