Coimbra

Coimbra prepara recolha de biorresíduos nos setores de hotelaria e restauração 

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 10-12-2024

Amanhã, dia 11 de dezembro de 2024, a Câmara Municipal de Coimbra vai arrancar com o diagnóstico de práticas de gestão de resíduos junto dos estabelecimentos do canal HORECA da Alta e da Baixa de Coimbra. Esta é a ação preparatória à implementação de um circuito de recolha dedicada de biorresíduos, promovido pela autarquia, neste setor de atividade, para posterior valorização por compostagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Consolidada a recolha de biorresíduos no setor residencial, em 2025 Coimbra vai alargar o serviço de recolha de biorresíduos a cerca de 200 estabelecimentos do canal HORECA da Alta e da Baixa da cidade. No sentido de garantir um serviço de recolha de biorresíduos responsivo às necessidades dos estabelecimentos, vai ser previamente efetuada uma campanha de sensibilização porta-a-porta com vista a aferir as práticas de gestão de resíduos de cada estabelecimento e as necessidades de contentorização específica para o fluxo dos biorresíudos.

PUBLICIDADE

A adesão dos estabelecimentos de hotelaria, restauração, cafetaria e catering a esta nova rotina de entrega de resíduos alimentares para valorização por compostagem vai constituir um valioso contributo para o alcance das metas preconizadas para o país no PERSU 2030. 

“Coimbra dá, assim, um novo e importante passo no caminho da filosofia, deste Executivo, de desperdício zero”, refere o presidente da CM de Coimbra. “Contamos com a adesão e com o envolvimento dos estabelecimentos da Alta e da Baixa da cidade, pois só com esse contributo vai ser possível que os resíduos produzidos possam ser de novo incorporados em cadeias produtivas, evitando a sua deposição em aterro”, sublinhou José Manuel Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE