Coimbra

Coimbra: Plano Municipal de Plantações 2024/25 avança com mais 850 árvores 

Notícias de Coimbra | 20 horas atrás em 31-03-2025

O Plano Municipal de Plantações 2024/25, que prevê um investimento global superior a 545 mil euros, está em fase avançada de execução. O projeto prevê a plantação de 2.540 árvores e 2.077 arbustos e subarbustos, com os objetivos a serem cumpridos conforme planeado. Com as intervenções adicionais já em curso, estima-se que o número total de árvores plantadas ultrapasse em 850 exemplares o inicialmente previsto.

Apresentado em novembro de 2023, o Plano Municipal de Plantações 2024/25 tem como um dos principais focos a reposição de árvores em caldeiras vazias no espaço urbano de Coimbra. Para dar resposta a esse objetivo, foi lançada uma empreitada de reposição de 638 árvores em caldeiras vazias identificadas na cidade, num investimento de 400 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Destas, 100 árvores já foram plantadas. Durante o processo, foi realizada uma avaliação técnica para determinar quais as caldeiras que podem manter-se no local original sem interferências com edifícios e infraestruturas urbanas. Caso não reúnam condições para permanecer, vão ser reposicionadas, garantindo que a cidade contará, no final, com 1.094 novas árvores, número correspondente ao total de caldeiras vazias registadas no cadastro do arvoredo municipal.

PUBLICIDADE

A plantação de árvores decorre a bom ritmo. No Bosque dos Lóios, já foram plantadas 600 árvores e espera-se que este número duplique, superando largamente a meta inicial de 500. Estão ainda previstas novas plantações em diversos pontos do concelho, nomeadamente na Rua do Ultramar (21 árvores), na Rua 4 de Julho (6) e no Jardim dos Patos (15). No âmbito do programa de incentivo à arborização das freguesias do concelho, vão ser ainda plantadas 50 árvores.

Já concluídas estão plantações no Skate Park (25 árvores), na Quinta da Fonte (onde estavam previstas 30 quercíneas, mas foram plantadas 50) e na Estrada de Eiras (237). Destacam-se, também, duas plantações adicionais que não estavam inicialmente previstas no plano: uma nas encostas da Rua José Castilho (100 árvores) e outra na zona envolvente à EB1 do Ingote (60 árvores, em parceria com a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades).

No que respeita às plantações realizadas pela Infraestruturas de Portugal e pela empresa Metro Mondego no âmbito do Plano Municipal de Plantações, já foram reforçadas várias áreas arbóreas da cidade, incluindo a Ribeira do Vale das Flores (com 436 árvores e 2077 arbustos e subarbustos), a Avenida António Ferrer Correia (106 árvores) e os bosquetes da Rua Dom João III (20 árvores), totalizando 562 novos exemplares.

O Plano Municipal de Plantações 2024/25 visa sistematizar os projetos que incluem a plantação de árvores em Coimbra, nas diversas vertentes, e aumentar de forma consciente o número de árvore a plantar. A prioridade incide sobre áreas sem tratamento paisagístico, mas com elevado potencial devido à sua dimensão e localização. Desde o início, os objetivos foram claros: mitigar e adaptar-se aos efeitos das alterações climáticas, aumentar a resiliência da cidade e promover um espaço urbano mais sustentável e com melhor qualidade de vida.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE