Coimbra
Coimbra peregrina no Convento São Francisco
Aparcar a sua viatura num dos 500 lugares do Parque de Estacionamento do Convento não custa nada. Sim! É grátis…até à abertura do mesmo tipo de equipamento da Praça das Cortes, ao lado do vizinho estádio Universitário.
PUBLICIDADE
A boa nova foi dada por Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, durante a cerimónia de inauguração do estacionamento e de balanço do 1º ano de actividade do Convento São Francisco Coimbra Cultura e Congressos.
“É uma obra notável” garante Manuel Machado visivelmente entusiasmado com este “Convento São Francisco Coimbra Cultura e Congressos”
Aberto sem festa de inauguração, o Convento foi dando utilização aos espaços à medida que estes foram ficando prontos a receber eventos culturais, congressos e apresentações, em “regime de contingência”, como salienta o edil conimbricense.
O equipamento onde, segundo o líder do município, foram investidos (desde 1984) mais de 42 milhões de euros, mas este valor pode chegar aos 50 milhões, pois falta saber se a autarquia será obrigada pela justiça a indemnizar a construtura MRG, em litígio com a CMC, depois do município ter tomado posse administrativa da obra que estava a ser executada por esta empresa.
No Parque de Estacionamento foram investidos cerca de 6 milhões de euros! Não ficou barato, admite Manuel Machado, que critica o que foi feito pelos seus antecessores, não esquecendo que tudo começou na sua primeira “reencarnação”.
Com a obra quase pronta, com uma unidade de missão mais ou menos secreta, falta definir o modelo de gestão do Convento São Francisco. Se o Governo deixar, o espaço será entregue a uma empresa municipal a criar para o efeito, sociedade que ficará com as receitas do parque de estacionamento.
O CSF será inaugurado mais dia menos dia, mas Manuel Machado não revela a data e prefere designar esse momento por “celebração”.
Na hora de fazer contas, Manuel Machado conta que passaram pelo CSF cerca de 20 mil congressistas e 35 mil espetadores. Estimativas de custos para abrir as portas todos os dias? 1 milhão de euros, números redondos. Receitas: Aluguer de salas: 290 000 euros. Bilheteira: 218 000 euros. (Ouça tudo no fim da notícia)
Questionado por NDC, Manuel Machado respondeu que ainda não abriu concurso para o Café Concerto e Restaurante do Convento por questões operacionais. A ausência de sanitários de apoio ao espaço que vai funcionar junto à entrada do Convento São Francisco é uma delas.
Carina Gomes, Vereadora da Cultura da CMC, adiantou que nos próximos meses o Convento São Francisco vai acolher espectáculos de Ney Matrogrosso, Ana Moura, The Gift, José González, Salvador Sobral e António Zambujo.
Segundo a autarquia, “a música contemporânea e electrónica, o Novo Circo, o jazz e o teatro, a par com a programação para as famílias, marcaram este primeiro ano de atividade. Os 400 anos da morte de William Shakespeare, os ensaios públicos e o espetáculo do curso internacional de teatro École des Maîtres, promovidos pelo Teatro Académico de Gil Vicente e – pela primeira vez no seu auditório principal – as Galas Internacionais dos Encontros Mágicos, de Luís de Matos, foram outros acontecimentos marcantes, tal como a comemoração do Dia Mundial da Música ou alguns espetáculos dos Encontros Internacionais de Jazz realizados nos espaços do Convento”.
A CMC garante que “os públicos de Coimbra e da região centro responderam com uma forte adesão a eventos singulares e a espetáculos de grande qualidade.”
O acto inaugural contou com a presença de umas 5 dezenas de pessoas, maioritariamente da autarquia e do PS. Os vereadores e deputados municipais do PSD, CDU e CPC optaram pela ausência. Foram para a inaguração do parque, aproveitaram para ir bater palmas na conferência de imprensa, onde não esteve nenhuma televisão, comprovando, mais uma vez, que as empresas de comunicação Valor de Fundo e Informacion Capital, contratadas por Manuel Machado para “vender Coimbra em Lisboa”, estão mais preocupadas com o próximo ajuste directo do que em trabalhar para o cliente que nos últimos 3 anos lhe deu cerca de 200 000 euros.
José Simão, Presidente da anfitriã União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, fez questão de estar presente, mas no final escreveu no seu Facebook: “Venho da inauguração do estacionamento do CSF e acabei de compor um ramalhete eleitoral na 3a fila da plateia. Para Machado presidente de junta social democrata é um incómodo, todos os outros são um impecilho. Mesa de honra só teve xuxas. O parque é de borla até a construção do da Praça das Cortes a pagar, depois paga-se tudo… é mais uma machadada nos comerciantes de Santa Clara e da baixa”.
No sábado, dia 8 de abril, pelas 21:30, o concerto de Dulce Pontes no Grande Auditório comemorará o primeiro ano de portas abertas do Convento São Francisco.
Peregrinar é percorrer um caminho para encontrar algo. Foi o que Dulce Pontes, cantora, instrumentista, compositora, arranjadora, produtora, fez nos últimos 5 anos.
Peregrinação é o resultado deste caminho, uma viagem interior e emocional sobre a vida em momentos difíceis e menos difíceis.
Cantado em português, castelhano, galaico-português e com um tema em inglês, Peregrinação reflecte a vivência da artista, conciliando harmoniosamente diferentes autores e estilos musicais.
Esta Peregrinação será partilhada com os conimbricenses no Convento São Francisco, dia em que a Câmara Municipal de Coimbra celebra a um ano de abertura ao público do centro de convenções e congressos.
A interprete de alguns dos maiores êxitos da música portuguesa completa 47 anos neste dia 8 de abril, pelo que a festa será a dobrar.
Ouça tudo o que foi dito por Manuel Machado e Carina Gomes que NDC transmitiu em directo:
Notícia em desenvolvimento
Related Images:
PUBLICIDADE