Coimbra
Coimbra: Museu Nacional de Machado de Castro promove conferência no domingo
O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, irá promover no próximo domingo, 23 de maio, às 16:00, a conferência “Recentrar o olhar. A iconografia dos tetos entre os séculos XIV e XVI” por Marta Simões (UC/CEAACP).
Esta conferência assinalará o encerramento da exposição ‘Tetos pintados. Os fragmentos do Céu.’ patente no MNMC. Esta exposição visa sobretudo dar início a uma investigação em torno de um acervo praticamente desconhecido: as duas tábuas pintadas que teriam pertencido ao coro alto da Sé Velha de Coimbra (do século XV), complementando outros registos e painéis de maior escala que também se incorporam nas coleções do MNMC.
No universo dos tetos pintados e dos suportes esculpidos em que assentava a (in)visibilidade das coberturas, os grandes objetivos desta exposição passam pela captação e decifração de um comportamento plástico, sensorial e didático que alimentava o quotidiano das comunidades laicas e religiosas.
“Os registos que sobrevivem em Portugal são muito escassos e não traduzem a riqueza patrimonial que o tempo foi suprimindo. Recuperar a memória deste Património significa não apenas a observação científica da sua qualidade técnica e estética, mas reforça, antes de tudo, a capacidade de participação numa outra experiência, noutra dimensão temporal. Os limites do horizonte visual desenham assim contornos alternativos e agora transportados para a contemporaneidade, ensaiando todas as visões do Céu que cada um de nós for capaz de captar e sentir”, refere o Museu Nacional de Machado de Castro em comunicado.
A entrada é gratuita mediante inscrição através de: servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt
A lotação é condicionada de acordo com as orientações definidas pela DGS.
Related Images:
PUBLICIDADE