Coimbra
Coimbra investe mais de 82 mil euros em obra de beneficiação do Mercado Municipal D. Pedro V
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com trabalhos de conservação e de beneficiação do Mercado Municipal D. Pedro V que visam garantir a funcionalidade e uma imagem mais cuidada do edifício.
Os trabalhos foram esta terça-feira, 12 de novembro, consignados à empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda., pelo valor de 82 633,79 euros (a que acresce IVA) e um prazo de execução de 120 dias.
PUBLICIDADE
A empreitada visa garantir a funcionalidade e a imagem cuidada do edifício. A obra prevê a substituição das ligações metálicas não estruturais na cobertura, uma vez que atualmente há a entrada de água na cobertura existente sobre a Praça do Peixe, que não foi intervencionada anteriormente. Vão, ainda, melhorar-se as condições de limpeza e de manutenção dos tubos de queda de águas pluviais interiores existentes na zona da Praça do Peixe.
A obra contempla, ainda, a fixação dos tubos de queda exteriores, existentes na cobertura da Praça do Peixe, às caleiras (cuja ligação se encontra danificada devido a ações externas e à oxidação das ligações), bem como a substituição da porta de ligação entre o estacionamento subterrâneo e o mercado, por porta uma automática, semelhante a outras portas do mercado também já substituídas.
Está ainda previsto melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao edifício a partir da Rua Martins de Carvalho, junto à rampa de saída de veículos do parque de estacionamento descoberto do piso 1. A solução passa pela construção de uma passadeira de conforto, substituindo o pavimento existente, cuja circulação é difícil para pessoas com mobilidade condicionada, por pavimento em betão desativado, incluindo o encaminhamento das águas pluviais no lado oposto ao da passadeira de conforto. Nesta intervenção vai ser, ainda, considerada a pintura de muro, pilaretes e guardas metálicas, junto à referida passadeira.
Vai, também, ser substituído o revestimento dos pilares que se encontram danificados na zona do estacionamento descoberto no rés-do-chão, devido ao embate frequente das viaturas, e reparados os degraus da escadaria exterior de acesso ao mercado, além de outras intervenções de manutenção. Está, ainda, prevista a aplicação de pilares de secção circular, delimitadores das zonas de circulação e estacionamento de viaturas, em zonas em que se encontram em falta os pinos iniciais, por forma a disciplinar as zonas destinadas às viaturas, evitando, assim, o estacionamento abusivo.
A intervenção, nomeadamente a execução da passadeira de conforto, vai ter implicações no estacionamento do piso 1 do Mercado, pelo período máximo de uma semana. Vai haver ainda a necessidade de supressão de lugares de estacionamento laterais (junto à cancela de saída do estacionamento do piso 1, durante toda a intervenção, para instalação do estaleiro de apoio à obra.
A fiscalização e a coordenação de segurança são da responsabilidade da Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, acompanhada pela Divisão de Equipamentos e Instalações Técnicas Especiais na parte das instalações especiais e pelo Gabinete de Arqueologia na parte da execução da passadeira de conforto, com a assistência técnica da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais.
A consignação contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora dos Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, bem como do empreiteiro e dos serviços municipais. As obras vão decorrer durante o normal funcionamento do Mercado.
Related Images:
PUBLICIDADE