Cidade
Coimbra investe 2,5 meilhões de euros na reabilitação energética de 144 casas no Bairro do Ingote
O município de Coimbra anunciou hoje a consignação da empreitada de reabilitação energética de 14 lotes do Bairro do Ingote, que abrange 144 frações, cujo investimento ascende a 2,5 milhões de euros, com financiamento do Centro 2020.
PUBLICIDADE
A intervenção, segundo a Câmara, consiste na aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura, de novas caixilharias com corte térmico e vidros duplos nas janelas, melhoria da iluminação e instalações elétricas nas zonas comuns, substituição de caleiras e instalação de painéis solares.
Trata-se de um investimento “que pretende melhorar o comportamento térmico e otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa”, realça o município, em comunicado.
A empreitada tem um prazo de execução de 730 dias, mas o presidente da autarquia lançou o desafio à empresa adjudicatária para acelerar os trabalhos.
“O desafio que faço é no sentido de a empresa acelerar mais a obra, porque temos todo o interesse em submeter a despesa, para o dinheiro ser libertado de Bruxelas, entrar nos cofres nacionais e ser pago à empresa”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado, citado no comunicado, alertando que se está na reta final de um quadro de financiamento comunitário.
O investimento do atual executivo autárquico na requalificação dos bairros municipais da Rosa, Conchada, Ingote e Celas já ascende a cerca de 11 milhões de euros, refere a nota.
Além da intervenção hoje consignada, decorre no Bairro do Ingote outra empreitada para requalificação de cinco lotes, no valor de 850 mil euros, para requalificação interior e exterior das partes comuns e de 10 habitações, no âmbito do no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.
Na semana passada, a Câmara avançou com a obra de reabilitação energética de três lotes no Bairro da Conchada, num investimento superior a 500 mil euros, com financiamento do Centro 2020, para beneficiar a eficiência energética de 28 frações.
Já esta semana, na segunda-feira, o município consignou a empreitada de reabilitação energética de todos os 17 lotes do Bairro da Rosa, num montante superior a 3,5 milhões de euros, também com financiamento do Centro 2020, para beneficiar o desempenho energético das 222 frações de habitação.
Em curso estão também os procedimentos de contratação pública para a requalificação do espaço público dos Bairros da Rosa, do Ingote e ex-Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado, numa ação incluída no PEDU, com o objetivo de organizar o espaço público, criando homogeneidade nas diversas áreas e um parque de merendas.
A intervenção terá um investimento “previsivelmente superior” a 900 mil euros.
Em 2019, a Câmara de Coimbra avançou com a requalificação de 38 habitações no Bairro de Celas (73% do seu total), que, depois de concluída, representa um investimento de 2,6 milhões de euros,
Related Images:
PUBLICIDADE