Coimbra

Coimbra inaugura Espaço Energia no Mercado Municipal D. Pedro V

Notícias de Coimbra | 20 horas atrás em 14-04-2025

O novo balcão do Espaço Energia de Coimbra foi inaugurado hoje, dia 14 de abril, no Mercado Municipal D. Pedro V.

Esta iniciativa visa apoiar os cidadãos na adoção de medidas de eficiência energética e de utilização de energias renováveis, bem como promover comportamentos sustentáveis no uso da energia e aumentar a literacia energética da população.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo Espaço Energia resulta de uma iniciativa interdepartamental da CM de Coimbra, no âmbito do Plano de Ação Climática, e pretende dar resposta às necessidades dos munícipes em matéria de informação e apoio técnico, desde a leitura e compreensão das faturas de energia até à promoção de um consumo mais eficiente e consciente, incluindo a defesa dos direitos dos consumidores.

PUBLICIDADE

Neste balcão vai ser prestado aconselhamento em matéria de aquisição de energia, equipamentos, seleção de soluções de eficiência energética e energias renováveis, bem como apoio na análise de propostas comerciais. Os cidadãos vão poder solicitar avaliações energéticas das suas habitações e obter orientação sobre investimentos para melhorar o conforto térmico e reduzir os custos com energia. O serviço inclui também informação sobre incentivos e instrumentos de financiamento (locais, regionais e nacionais) disponíveis para apoiar estas intervenções.

Este Espaço Energia, além de reforçar e diversificar a oferta já existente na prestação de um serviço ao munícipe, integra a Rede Nacional de Espaços Energia, coordenada pela ADENE – Agência para a Energia, a qual também foi responsável pela formação dos técnicos que vão dar apoio ao atendimento.

A criação deste espaço insere-se numa estratégia mais ampla do Município na área da energia e da sustentabilidade. Entre outras iniciativas, destacam-se o Plano de Eficiência Energética, a substituição da iluminação interior em escolas e instalações desportivas por luminárias mais eficientes, o concurso para substituição integral da iluminação pública por tecnologia LED — com potencial de poupança na ordem dos 50% — e a participação em projetos internacionais como o REVERTER, financiado pelo Programa LIFE, que permitiu a criação de um balcão digital de apoio ao combate à pobreza energética.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e restante Executivo municipal, bem como do vice-presidente da ADENE – Agência para Energia, Bruno Veloso.  

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE