Coimbra

Coimbra: GNR aperta fiscalização do uso do telemóvel ao volante

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-07-2023

Está nas estradas portuguesas, até dia 24 de julho, a campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que faz parte do Plano Nacional de Fiscalização de 2023.

O Notícias de Coimbra acompanhou na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, uma ação junto às portagens de Coimbra Norte.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Durante esse período nenhum condutor foi autuado por uso indevido de telémovel, no entanto foi possível verificar outras infrações cometidas pelos automobilistas, como por exemplo a falta de documentação, de triângulo, ou de colete de sinalização, que foram sancionadas pelos militares do Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Os números serão apresentados no final da campanha, quando for feito o balanço”, adianta o capitão José Portugal.

A campanha arrancou na terça-feira, 18 de julho,  e pretende alertar “os condutores para a importância de manter a atenção na estrada, e para as consequências do uso indevido do telemóvel durante a condução”, esclarece o responsável pelo Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra, sublinhando que “não vale a pena arriscar perder três pontos na carta de condução”.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão envolvidas nesta campanha que lembra, ainda  que, a uma velocidade de 50 km/h, olhar para o telemóvel durante apenas 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados.

Além disso, a utilização do telemóvel, assim como de outros aparelhos eletrónicos, durante a condução causa dificuldades na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem.

“O uso indevido do telemóvel aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, uma vez que aumenta o tempo de reação a imprevistos na estrada, provocando lapsos de atenção e erros de avaliação”, alertam as autoridades.

Veja os vídeos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE