Carteira
Coimbra está entre as cidades onde mais se gasta em alimentação
Há mais de um ano que a inflação tem sido uma das principais preocupações das famílias portuguesas, sobretudo quando se trata de alimentos. Nesta análise, a HelloSafe examina os dados mais recentes sobre as taxas de inflação alimentar nos países europeus, com especial enfoque em Portugal.
Embora a inflação alimentar não esteja a poupar nenhum país na Europa, existem ainda grandes disparidades entre países. Com uma taxa anual de inflação alimentar de 22% em Fevereiro de 2023, Portugal está acima da média europeia de 19,1% e numa situação pior do que países como a Espanha, Itália e França. Segundo os dados apresentados pelo Eurostat, entre os trinta países com dados reportados, Portugal tem a 12ª maior inflação alimentar.
PUBLICIDADE
A HelloSafe olhou para os dados disponíveis a nível local e viu que a inflação alimentar não atinge todos por igual. Analisou as despesas mensais com alimentação (supermercados e restaurantes) em todas as cidades portuguesas onde os dados estão disponíveis na plataforma Numbeo.
Actualmente, as famílias portuguesas gastam cerca de 39,9% do seu orçamento mensal em alimentação (26,9% em supermercados e 13% em restaurantes). Das treze cidades para as quais existem dados disponíveis, os habitantes de Cascais tendem a gastar uma proporção menor do seu orçamento familiar em alimentação, cerca de 35,80%. Coimbra é o 4º concelho onde mais se gasta com alimentação (43,1%) e Viana do Castelo está em 1º lugar (43,7%).
Related Images:
PUBLICIDADE