Coimbra

Coimbra: ESA Space Solutions Portugal apoia transferência de tecnologia espacial

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-11-2021
Portugal é o único país europeu a coordenar, através do Instituto Pedro Nunes, três programas de transferência de tecnologia espacial da Agência Espacial Europeia. O ESA Space Solutions Portugal permite às empresas portuguesas receberem apoio técnico, financeiro e de negócio para criarem os seus negócios com tecnologia espacial.
ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), vai assinalar o seu 7.º aniversário no próximo dia 24 de novembro, quarta-feira, a partir das 10h00. O evento decorre nas instalações do IPN (Edifício D), onde serão apresentados os números de balanço dos últimos sete anos e as novas empresas que vão ser admitidas na incubadora portuguesa da Agência Espacial Europeia (ESA).

 

PUBLICIDADE

Em 2014, o IPN tornou-se o primeiro Space Solutions Centre, entre os 20 centros existentes na Europa, a coordenar três programas de transferência de tecnologia espacial da ESA e que têm permitido às empresas portuguesas receber apoio técnico, financeiro e de negócio para criarem os seus negócios com ativos espaciais.

 

Em sete anos, o IPN, através do Centro de Incubação de Negócios da ESA (ESA BIC Portugal), já incubou 42 empresas que integram tecnologia espacial em aplicações terrestres, levando à criação de cerca de 150 novos empregos, com um volume de negócios total de cerca de 4,9 milhões de euros e uma capacidade de exportação de mais de 1,4 milhões de euros.

 

PUBLICIDADE

O IPN é ainda embaixador do programa ESA Business Applications, tendo já co-financiado estudos de viabilidade técnica e de mercado de 21 projetos portugueses que utilizaram ativos espaciais para criar novas aplicações para mercados terrestres, com um investimento de mais de 2,7 milhões de euros.

Neste período, o IPN, que também dinamiza a Rede de Transferência de Tecnologia da ESA (Technology Broker), mapeou 50 tecnologias desenvolvidas para o espaço pela indústria portuguesa, que podem ser transferidas para mercados não espaciais, e apoiou com sucesso 10 casos de transferência de tecnologia espaço-terra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE