Coimbra

Coimbra disponibiliza 1300 equipamentos informáticos e vai adquirir mais 1150 para ensino online

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-02-2021

Já em abril do ano passado, no início do terceiro período do ano letivo em formato online, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra começou a disponibilizar equipamentos informáticos (internet e tablets) aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação. Neste momento, passados 10 meses, a autarquia tem mais de 1300 equipamentos cedidos, a título de empréstimo, e prepara-se para adquirir mais 1150 equipamentos (internet e computadores portáteis) para fazer face a eventuais necessidades, divulgou hoje na reunião da autarquia o presidente Manuel Machado. A CM Coimbra disponibiliza gratuitamente ainda uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, a E@D.Coimbra, a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde abril do ano passado, que a CM Coimbra tem mais de 1300 equipamentos informáticos (internet e tablets) disponibilizados, a título de empréstimo, aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar também igualdade de oportunidades no acesso à educação.

PUBLICIDADE

Ao todo são mais de 930 tablets e mais de quatro centenas de acessos banda larga à internet que foram cedidos gratuitamente e que, em caso de necessidade, serão reforçados. Para isso, a CM Coimbra está a adquirir mais 650 computadores portáteis e mais 500 acessos à internet, divulgou hoje o presidente da autarquia, Manuel Machado, no início da reunião do executivo municipal.

A CM Coimbra mantém-se também atenta às dificuldades dos alunos e dos professores para enfrentarem os desafios impostos pelo ensino em contexto de pandemia. Com o objetivo de ajudar a ultrapassar esses constrangimentos, a CM Coimbra volta a disponibilizar gratuitamente a E@D.Coimbra (https://ead.cm-coimbra.pt/).

Esta plataforma de ensino à distância é disponibilizada a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho de Coimbra. Ao todo são mais de 4800 crianças, de 245 turmas, dos seis agrupamentos de escolas que vão voltar a beneficiar desta medida da CM Coimbra que possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interação necessária ao desenvolvimento de atividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes. Uma plataforma que integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interativo e estimulante, com centenas de atividades multimédia, interativas e dinâmicas, para serem utilizadas em casa, através das quais as crianças poderão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.

Antecipando alguma dificuldade sentida pelos encarregados de educação no que respeita ao acesso e funcionamento da plataforma, a CM Coimbra vai promover uma sessão de apresentação e de esclarecimentos. A sessão é gratuita e terá lugar no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 19h00, podendo inscrever-se através do link: http://bit.ly/EDCoimbra-sessao. Uma sessão semelhante, mas dirigida aos professores, decorre no mesmo dia, mas pelas 17h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE