Coimbra
Coimbra debate violência contra pessoas idosas
Um debate sobre violência contra pessoas idosas vai ter lugar na quinta-feira, dia 15 de junho, na Casa Municipal de Cultura de Coimbra, na Sala Francisco Sá de Miranda, entre as 14:00 e as 17:00, por iniciativa da Câmara daquela cidade.
Com o encontro, a Câmara Municipal de Coimbra pretende sinalizar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que se assinala na próxima quinta-feira, 15 de junho, e “sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da violência contra as pessoas idosas”.
PUBLICIDADE
De acordo com uma nota da autarquia, enviada à agência Lusa, “o envelhecimento demográfico será, inevitavelmente, um assunto a debater” durante a sessão, adiantando que “o concelho de Coimbra assistiu a um aumento substancial do seu índice de envelhecimento de 2011 para 2021 e, atualmente, as freguesias mais envelhecidas são Torres do Mondego, Ceira e Almalaguês”.
Na mesa-redonda, participarão Ana Simões, magistrada do Ministério Público e Coordenadora da Comarca de Coimbra, Natália Cardoso, gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra/Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Cristina Cunha, psicóloga no Programa SOS Pessoa Idosa (Fundação Bissaya Barreto), Artur Loureiro, comissário do Comando Distrital de Coimbra da PSP, e César Santos, médico-legista do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
Antes do encerramento da sessão, agendado para as 17:00, a vereadora com o pelouro da ação social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, apresentará a campanha de sensibilização “Tornar visível o [in]visível”.
Related Images:
PUBLICIDADE