Coimbra
“Coimbra da saudade, 125 anos para a eternidade” da Queima das Fitas de Coimbra
A Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra anunciou esta quinta-feira, 4 de abril, o lema e o cartaz da presente edição da festa estudantil. “Coimbra da saudade, 125 anos para a eternidade” vai servir de suporte a um desenho da autoria de Maria Saltão.
Numa conferência de imprensa realizada na casa de fados àCapella, os oito comissários e o coordenador geral da festa deram a conhecer as linhas gerais do evento que já se iniciou em março, mas cuja semana mais forte ocorrerá entre os dias 24 de maio e 1 de junho.
Um a um, os comisários apresentaram as linhas gerais do seu pelouro. João Velez, da Faculdade de Medicina e comissário para a representação institucional, revelou que estão previstas visitas dos elementos da comissão, acompanhados de uma tuna académica, a um lar e a um centro de acolhimento durante o mês de abril.
O Cortejo dos Pequenitos terá lugar a 21 de maio. O tradicional desfile das crianças entre os 3 e os 5 anos de idade começa na Praça 8 de Maio e terminará na Praça da Canção, local onde decorrerá um lanche com todos os envolvidos.
Beatriz Marques, da Faculdade de Direito e responsável pelo pelouro dos Bailes, revelou o tema da presente edição do Baile de Gala das Faculdades na noite de 24 de maio. Apesar de ainda não haver local definido, o tema será os 125 anos da Queima das Fitas.
O Chá das 5 e o Chá Dançante são outras das iniciativas da sua responsabilidade e que decorrerão no dia 29 de maio (quarta-feira).
Na Cultura, a estudante Natacha Fernandes da Faculdade de Ciências e Tecnologia anunciou que as atividades do seu pelouro começaram em março com a realização de um concurso de desenhos para alunos das escolas de Coimbra.
Neste mês de abril, tem a responsabilidade de organizar o concurso de Trivial a 15 de abril no Centro Cultural D. Dinis; o Torneio Dr. Why a 17 de abril no Mercado D. Pedro V; os concursos de bandas e de dj’s na noite de 24 de abril nos Jardins da AAC; o Peddy Tascas e Peddy Paper no dia 30 de abril; a Feira Cultural a 8 de maio nos Jardins da AAC; o Sarau de Gala no Teatro Académico de Gil Vicente e o Dia do Antigo Estudante a 1 de Junho na Praça da Canção.
Quanto ao pelouro da tradição, o estudante da Faculdade de Letras Gonçalo Pereira revelou que a Récita das Faculdades ocorrerá a 11 de abril. Da sua responsabilidade está, também, a Serenata Monumental e a Ceia dos Boémios na noite de 23 para 24 de maio.
Nessa sexta-feira, primeiro dia oficial da festa estudantil, decorre a tradicional Venda das Pastinhas Doutor Elysio de Moura e a Verbena nas ruas de Coimbra. Para domingo, 26 de maio, decorrerá a Queima do Grelo e Cortejo dos Novos Fitados. Neste momento, já há mais de uma centena de carros inscritos.
A visita às escolas, na manhã de 28 de maio, e a Benção das Pastas no fim de semana de 15 e 16 de junho estão a cargo deste aluno de Letras.
O Marketing e a Divulgação foi o pelouro entregue a Raquel Lourenço, da Faculdade de Farmácia. A criação de uma rede de influencers digitais que ajudem a fazer chegar “a mais pessoas” a Queima das Fitas de Coimbra é um dos seus objetivos.
Uma playlist no Spotify com os artistas que irão participar na presente edição da Queima das Fitas e o concurso da marca Coimbra para encontrar a melhor frase que será instalada na Praça da Canção foram outras das iniciativas divulgadas.
Na Formação e Intervenção Cívica, pelouro da responsabilidade de Nádia Sequeira da Faculdade de Economia, as propostas passam pela criação de um “Ponto Seguro” no interior do recinto da Praça da Canção; a recolha de alimentos e de latas que sobrem durante o Cortejo dos Novos Fitados; a realização de um Curso de Suporte Básico de Vida; a recolha de sangue; a doação de comida e a recolha de tampas de roupa para entregar a instituições.
Quanto à ligação às estruturas, João Cruz da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação tem sobre a sua responsabilidade promover a realização de jantares de grupo no recinto das Noites do Parque, tal como o Notícias de Coimbra já tinha revelado.
Por último, João Gonçalves da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física ficou com o pelouro do Desporto. Na agenda estão torneios de E-Sports, Padel e Paintball, a Liga das Queima das Fitas entre os dias 7 e 10 de maio e a descida do Rio Mondego a 15 de maio.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do cartaz da Queima das Fitas
Related Images:
PUBLICIDADE