A Direção-Geral das Autarquias Locais delegou hoje na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), criada em 2017 pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), as competências de ministrar formação para a administração local.
A nova estrutura, que resultou da extinção do Centro de Estudos e Formação Autárquica, vai manter as instalações em Coimbra (no mesmo edifício), no âmbito de um contrato de delegação de competências assinado esta tarde, na sede da ANMP, em que participou o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
PUBLICIDADE
A FEFAL será “a entidade certificadora, em matéria de formação dirigida à administração local, das autarquias e entidades equiparadas”, bem como o organismo responsável pela “acreditação das entidades de formação das autarquias locais e entidades equiparadas”.
De acordo com o contrato de competências, será também a “entidade formadora competente para a realização das ações de formação legalmente obrigatórias, no âmbito da administração Local”.
“Assumimos o desafio de retomar o caminho [do CEFA] e termos em Portugal uma escola de administração pública vocacionada essencialmente para a capacitação de quadros e trabalhadores da administração local, capazes de estarem prontos para intervir na vida das autarquias”, disse Manuel Machado, presidente da ANMP.
A FEFAL, que terá João Pais de Moura como presidente do conselho de administração, vai entrar em funcionamento já no próximo dia 01 de janeiro de 2019.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.