Economia
Coimbra com financiamento europeu de 4,9 milhões de euros para projeto de turismo sustentável
A Câmara de Coimbra vai ter um financiamento de 4,9 milhões de euros (ME) da Comissão Europeia para um projeto de turismo sustentável, numa iniciativa em que esta foi a única cidade portuguesa entre as selecionadas, foi hoje anunciado.
O projeto, liderado pela Câmara de Coimbra e que conta com vários parceiros locais, propõe-se desenvolver “ferramentas de monitorização e de apoio ao desenvolvimento de práticas mais sustentáveis”, afirmou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
PUBLICIDADE
Para além desse objetivo, o projeto vai procurar, ao mesmo tempo, dar resposta a “desafios associados à mobilidade, à criação de emprego, à qualidade do serviço prestado e à perceção dos residentes sobre o impacto do turismo”.
A candidatura de Coimbra à European Urban Initiative, programa que, suportado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Comissão Europeia, foi “a única portuguesa a ser selecionada”, entre as 22 candidaturas aprovadas, realçou a autarquia.
“O projeto de Coimbra destacou-se entre as 112 candidaturas apresentadas por 12 estados-membros da União Europeia”, sublinhou a Câmara.
A candidatura liderada pelo município foi elaborada em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, contando ainda como parceiros o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, a Present Technology e a Inova +.
“Estes parceiros vão, agora, trabalhar em conjunto na implementação das ações e das medidas propostas”, esclareceu a Câmara de Coimbra.
O presidente do Câmara, José Manuel Silva, citado na nota de imprensa, salientou a capacidade do município de captar “instrumentos de financiamento diretamente dirigidos pela Comissão Europeia”, reunindo vários parceiros.
O projeto “vai colocar Coimbra de uma forma inovadora no radar turístico nacional, internacional e das instituições europeias, incluindo a própria Comissão Europeia, e muito contribuirá para a afirmação criativa da marca Coimbra, concorrendo de forma sólida para o desenvolvimento turístico, económico, cultural e ambiental do concelho de Coimbra”, destacou o autarca.
Segundo a autarquia, a European Urban Initiative é uma iniciativa europeia que visa apoiar cidades na implementação de projetos inovadores para tornar as áreas urbanas mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.
Related Images:
PUBLICIDADE