Coimbra

“Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” nasce para atrair grandes eventos

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 17-03-2025

O “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” foi apresentado esta segunda-feira, dia 17 de março, pelo vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, pelo secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, e pelo presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio.

A cerimónia decorreu no Convento São Francisco, que vai ser a sede desta nova estrutura, criada para fortalecer o turismo de negócios e para atrair eventos corporativos para a região.

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A criação do “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” responde à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Contabilizando eventos registados e validados pela ICCA, com a participação de pelo menos 50 delegados, Coimbra posiciona-se num honroso 81º lugar europeu e 143º lugar mundial, sobretudo, devido à dinâmica do Convento São Francisco.

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De forma a reforçar essa posição, Coimbra prepara-se para sedear um Convention Bureau no Convento São Francisco. Os Convention Bureau desempenham um papel essencial na afirmação dos territórios como destinos de referência no turismo de negócios.

A criação desta estrutura resulta do trabalho que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desenvolveu a partir do levantamento de ativos do Centro de Portugal, para permitir o desenvolvimento e reposicionamento estratégico da região e atração de reuniões internacionais. Neste quadro, é inquestionável a importância de Coimbra, em particular do Convento São Francisco, na estruturação, na promoção e no marketing deste produto, daí o Convention Bureau designar-se “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, o que salvaguarda a notoriedade da cidade no referido ranking e, em simultâneo, possibilita alavancar toda a oferta do Centro de Portugal.

O Convention Bureau vai ter um papel ativo na atração de congressos, promovendo Coimbra e incentivando organizadores a escolherem a cidade para os seus eventos. A estrutura oferece uma série de serviços de apoio e de contrapartidas, designadamente o conhecimento e o apoio de profissionais especializados, a elaboração de dossiês de candidatura a congressos internacionais, apresentações do destino, disponibilização de material turístico da região aos participantes, cartas de apoio e acolhimento do evento de entidades institucionais, nomeadamente autarquias, apoio na divulgação dos eventos, ofertas de prestígio para convidados especiais e oradores, participação em fóruns, workshops, road shows nos vários mercados internacionais e participação em Feiras Internacionais, entre outras iniciativas relevantes.

O Convention Bureau também vai organizar “Fam Trips” – visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais -, em colaboração com as delegações do Turismo de Portugal. Estas visitas vão contar com a presença de “buyers” de referência (entidades que compram pacotes turísticos) neste setor de mercado. Além disso, está em estudo a criação de um Fundo de Captação para Congressos Internacionais, destinado a eventos com mais de 300 participantes. Outra iniciativa prevista é a análise da taxa de sucesso na captação de eventos internacionais após visitas de inspeção ao destino.

“Acreditamos que dispor de um Conventio Bureau, em Coimbra, vai contribuir, de forma decisiva, para reforçar a competitividade do destino, sendo mais um fator de atratividade que nos permitirá proporcionar experiências de qualidade e, deste modo, captar mais visitantes para o nosso conselho e, num contexto alargado, para toda a Região Centro”, defendeu o vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga.

Por sua vez, o presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio, destacou a “excelência das infraestruturas que Coimbra tem para oferecer”, bem como a relação de proximidade da Agência quer com a autarquia quer com a CIM, para a escolha decisiva de Coimbra para esta instalação.

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