Cidade
Coimbra: Centro de Artes Visuais vai receber obras de requalificação
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai requalificar o Centro de Artes Visuais (CAV). A empreitada, que representa um investimento de 223.000 euros, foi consignada esta tarde pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, que se fez acompanhar pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, tendo sido articulada a cronologia da obra com a associação cultural Encontros de Fotografia, que gere este equipamento municipal. A obra, entregue à empresa que venceu o concurso público, a Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., visa a substituição da cobertura, correção dos sistemas de drenagem de águas pluviais, reparação dos revestimentos danificados, pintura geral do interior e exterior do edifício, trabalhos de recuperação das caixilharias em madeira e remodelação integral de todo o sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC) para melhor preservar o espólio ali guardado.
PUBLICIDADE
A CM Coimbra avançou hoje com uma importa obra de preservação do edifício e do espólio instalado no CAV, sito na ala poente do antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição. A utilização diária do edifício, por parte da associação cultural Encontros de Fotografia, e o envelhecimento natural da construção durante os últimos cerca de 20 anos, levou a que surgissem anomalias e fosse necessário melhorar a cobertura, os revestimentos e acabamentos e as caixilharias em madeira do edifício, bem como proceder à remodelação integral do sistema de AVAC.
O presidente da CM Coimbra garantiu que esta é também uma forma da autarquia apoiar a economia local. “A Câmara Municipal tem saúde financeira para acelerar o pagamento da obra, se a empresa conseguir antecipar a execução da mesma”, disse ainda Manel Machado.
As obras de melhoramento do CAV incluem substituição da cobertura do edifício por uma nova, sendo que deverá também ser corrigido o sistema de drenagem de águas pluviais existentes. Está ainda prevista a reparação e substituição das zonas de revestimento mais danificadas, trabalhos de pintura gerais interiores e exteriores, bem como a recuperação das caixilharias em madeira lacada que se encontrem degradadas.
A intervenção prevê, ainda, a remodelação integral do sistema de AVAC. Pretende-se, pois, dotar as diferentes instalações e infraestruturas dos diversos espaços do edifício do CAV de sistemas que respondam às exigências e necessidades dos vários locais, tendo sempre em conta custos de exploração reduzidos.
A intervenção de melhoramento do edifício do CAV está, assim, pronta a arrancar. A empresa responsável pela obra, que foi adjudicada por 223.402,30€ (IVA incluído), com um prazo de execução de 90 dias, é a Irmãos Lopes & Cardoso, Lda..
Related Images:
PUBLICIDADE