Vamos

Coimbra celebra reconhecimento de “Canto a Vozes de Mulheres” como património imaterial

Notícias de Coimbra | 6 minutos atrás em 05-10-2024

A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro, com miniconcertos a decorrerem na Baixa da cidade e um concerto e oficinas de canto polifónico no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

Criada em 2020, a associação dedica-se à defesa e à divulgação do canto polifónico a três ou mais vozes, interpretado formal ou informalmente por mulheres, que a Direcção-Geral do Património Cultural inscreveu como “Canto a Vozes de Mulheres” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Para celebrar este reconhecimento e inaugurar o processo de candidatura a património de interesse mundial classificado pela UNESCO, a Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres, em parceria com a Câmara Municipal, vai levar a cabo o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes nos dias 12 e 13 de outubro.

PUBLICIDADE

O programa arranca a 12 de outubro, com cinco miniconcertos que vão ter início às 16:30 na Baixa da cidade, e vão decorrer num percurso que passará pelo Largo do Romal, Largo do Poço, Terreiro da Erva, Praça 8 de Maio e Arco de Almedina. Às 19:00, terá lugar na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, um concerto com todos os grupos presentes no encontro.

O programa inclui, ainda, oficinas de canto polifónico, gratuitas e abertas à população, a decorrer durante as manhãs dos dias 12 e 13 de setembro, das 10:00 às 13:00, no Convento São Francisco. A participação obriga a inscrição prévia, através do mail dircantoavozes@gmail.com ou do telefone 917 400 836.

PUBLICIDADE

Recorde-se que a Direcção-Geral do Património Cultural inscreveu, no final de 2023, o “Canto a Vozes de Mulheres” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, concluindo um processo dinamizado por esta associação e que envolveu centenas de mulheres que cantam o repertório do cancioneiro tradicional português.

A expectativa da organização é que o evento traga à cidade dezenas de mulheres e grupos de todo o país e que seja uma oportunidade de ouro para a divulgação deste património tão rico e vivo.

As informações sobre o evento estão disponíveis, ainda, no facebook e na página A Nossa Música e através do mail dircantoavozes@gmail.com ou telefone 917 400 836.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE