Vamos

Coimbra celebra 51 anos do 25 de Abril. Confira o programa

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 12-04-2025

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra preparou um programa diversificado para assinalar os 51 anos do 25 de Abril, com iniciativas que vão desde cerimónias solenes a momentos de participação cívica, expressão artística e cultural, dirigidas a públicos de todas as idades.

O ponto alto das comemorações acontece no próprio dia 25 de Abril, com eventos em vários espaços da cidade, mas a programação estende-se também aos dias anteriores e seguintes, através de propostas promovidas por entidades locais, que a autarquia compilou num programa paralelo.

PUBLICIDADE

publicidade

As celebrações oficiais no 25 de Abril arrancam às 9:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira Nacional, seguido da habitual cerimónia comemorativa. De seguida, às
11:00, decorre a 2ª edição da Assembleia Municipal Jovem, iniciativa que promove o envolvimento cívico e político das gerações mais jovens.

PUBLICIDADE

Durante a tarde, a agenda prossegue para a vertente cultural. Às 15:00, no Convento São Francisco, é inaugurada a Coimbra BD, um evento dedicado à banda desenhada e à cultura pop.

Já a Praça do Comércio recebe, pelas 18:00, o concerto “Paredes de Abril”, de Stereossauro e um conjunto de artistas de renome, como DJ Ride, Ricardo Gordo, Ana Magalhães, Pedro Jóia, Beatriz Rosário e Ricardo Silva, além do convidado especial Rui Pato.

No mesmo dia, às 17:00, na Estação Coimbra-A, é apresentada a exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”.

A programação do dia 25 de Abril encerra com o espetáculo “As Sombras de Uma Azinheira”, às 21:30, no Convento São Francisco.

Além da programação oficial, várias entidades dinamizam atividades paralelas. Na noite de 24 de abril, o Ateneu de Coimbra promove, na Praça 8 de Maio, a comemoração do derrube do fascismo, com entrada gratuita.

No dia 25, destacam-se a Manifestação Popular, a partir das 15h00, na Praça da República, e o Canto Livre, a partir das 16:00, no Pátio da Inquisição.

Em paralelo, a Associação Desperta Capacidade leva a Capoeira até à margem esquerda do Parque
Verde do Mondego, numa performance que junta expressão corporal e liberdade, no dia 25 de
Abril, a partir das 15:30.

No mesmo dia, às 21:30, na Oficina Municipal de Teatro, a companhia O Teatrão promove o espetáculo “Ligados às Máquinas”, que tem um custo de 15 euros.

No dia 26 de abril, o Grémio Operário de Coimbra acolhe uma sessão de stand-up comedy com Ícaro Nery e convidados, às 21:30, com os ingressos a terem um custo de 4 euros.

Já a 29 de abril, o Auditório da Escola Superior de Educação recebe a exibição do filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)”, com a presença da realizadora Marianela Valverde, com acesso gratuito, numa organização do Ateneu de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE