Cidade
Coimbra: Casa Dignidade recebe produtos alimentares e oferece refeições a pessoas sem abrigo
A Casa Dignidade serve mais de 420 refeições semanalmente, projeto social, filantrópico, da Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) que funciona, desde abril de 2017, na Rua do Brasil em Coimbra, com o objetivo de proporcionar refeições quentes à população sem-abrigo da cidade.
Este serviço é feito sem apoios da segurança social ou de outro organismo governamental, tratando-se de um projeto filantrópico da Fundação ADFP. Dado os custos envolvidos a instituição decidiu lançar uma campanha a solicitar produtos alimentares, que devem ser entregues na Casa Dignidade, para serem usados na produção das refeições.
PUBLICIDADE
Criado no âmbito do projeto “Sem-Abrigo Zero”, este ‘Refeitório com teto’ pretende garantir que as pessoas possam jantar sem ser na rua, podendo ter acesso a cuidados de higiene pessoal, como por exemplo poder lavar as mãos antes de tomar a refeição.
Funciona todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, contando para tal com uma equipa de voluntários que garante a distribuição das refeições e todos os procedimentos que esta ação implica.
Para além das refeições, a Casa Dignidade presta também apoio psicossocial, como encaminhamento para outros serviços sociais, económicos e médicos. Assegura ainda acompanhamento psicológico aos sem-abrigo e sem-teto que o desejem, garante cuidados de higiene, banhos uma vez por semana e doa vestuário e agasalhos. Tem ainda uma sala de convívio muito utilizada durante os dias frios, com aquecimento, fruta, chá ou café, onde qualquer utente pode permanecer.
Atualmente e devido às consequências sociais que a Pandemia COVID-19 acarretou um aumentou para mais dez pessoas, limite imposto devido às condições logísticas, nomeadamente ao número de refeições que podem ser servidas.
Neste momento a Casa Dignidade serve cerca de 1900 refeições por mês à população sem-abrigo de Coimbra, sentindo necessidade de reajustar e de se reinventar para fazer face a toda a logística necessária com o fim de conseguir garantir todas as refeições.
Apela por isso, a particulares, estabelecimentos, empresas que queiram participar e auxiliar a Casa Dignidade com bens alimentares que possam ser utilizados na confeção das refeições reduzindo os custos do apoio dado diariamente à população “Sem-abrigo”, em pobreza extrema.
Related Images:
PUBLICIDADE