Coimbra
Coimbra canta Marco Paulo: O legado de uma voz em exposição
O acesso ao serviço de audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe desde segunda-feira 6 de janeiro a exposição “Marco Paulo: As canções de uma vida”.
A mostra, composta por mais de duas de capas de vinil (LP, Singles e EP), dá a conhecer uma boa parte da carreira de mais de maio século do cantor que faleceu em 2024.
Tratam-se de discos que faziam parte da discografia da antiga Emissora Nacional doada à autarquia conimbricense e que agora podem ser vistos no acesso ao Serviço de Audiovisuais da Bibliuoteca Municipal de Coimbra.
Por exemplo, é possível ver o single do dueto com Simone de Oliveira do tema “Tu só tu”, que faz uma leitura diferente da canção “Something Stupid” interpretado por Frank e Nancy Sinatra, ou aquele que foi o seu primeiro grande sucesso “Eu tenho dois amores”.
“Joana” (1988), “Um Amor em Cada Porto” (1990), “Taras e Manias” e “Maravilhoso Coração” (ambos em 1991) são outros dos discos que estão expostos e onde também não faltam cd mais recentes, a gravação em dvd do concerto de 2017 no Campo Pequeno e livros publicados que dão a conhecer outra faceta do cantor romântico.
Recorde-se que Marco Paulo faleceu em outubro de 2024 vítima de um cancro. A doença assolou o cantor durante grande parte da sua vida. Em 1996, foi diagnosticado com um cancro no cólon. Cerca de 20 anos depois, recebeu a notícia do cancro da mama.
Mais tarde, em 2022, foram descobertas metástases no pulmão e depois no fígado. Marco Paulo ainda esteve a fazer quimioterapia nestes últimos anos, mas não resistiu à doença.
Ao longo destes largos anos de carreira, o artista foi voz de vários temas de sucesso, entre eles, ‘Nossa Senhora’, ‘Maravilhoso Coração’, ‘Sempre Que Brilha o Sol’, ‘Eu Tenho Dois Amores’, ‘Ninguém, Ninguém’, ‘Na Hora do Adeus’, ‘Mulher de 40’, ‘Chiquitita’, ‘Anita’ ou, mais recente, ‘Casa Amarela’.
Veja o Direto NDC com a exposição
Related Images:
PUBLICIDADE