Economia
Coimbra: Câmara aplaude “nova” Linha do Oeste
A Câmara Municipal de Coimbra congratula-se com a decisão da CP de reformular os serviços prestados na Linha do Oeste, colocando Coimbra no início e no fim deste corredor ferroviário, tal como propôs e defendeu sempre esta autarquia.
PUBLICIDADE
Esta alteração, que foi hoje publicamente apresentada em Leiria, revela que a CP acolheu a pretensão dos autarcas da Região, em particular, do presidente da CMC, João Paulo Barbosa de Melo, que se baseava na evidência de que a linha, tal como estava definida, não dava resposta adequada às necessidades dos passageiros e que Coimbra deveria posicionar-se no centro deste corredor ferroviário, servindo de ligação entre o Norte (Aveiro, Porto) e o Sul da linha (Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras).
Estudos demonstravam que os passageiros que chegavam a Coimbra pela linha do Norte não tinham ligação direta assegurada para os apeadeiros do Oeste e que “redesenhando” esta linha se daria uma resposta mais eficiente às necessidades de utilização. Conforme estavam traçados os trajetos tinham escassa utilização, tendo a CP ponderado suprimir esta linha, em 2011.
Com esta reestruturação da linha, a CP garante que passa a haver três circulações diárias entre Coimbra e Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras, em ambos os sentidos, o que aproxima Coimbra de toda esta região do Oeste e a posiciona como nó de ligação entre o Norte e o Sul do trajeto.
Related Images:
PUBLICIDADE