Educação

Coimbra Business School e Centro de Inovação formam técnicos municipais em marketing territorial

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 15-03-2022

A Coimbra Business School (CBS) e o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT), reforçaram a parceria entre si, para formar técnicos municipais na área do ‘marketing’ territorial e na gestão da sua marca.

“O CEIT, enquanto entidade que presta serviços na área da estratégia do ‘marketing’ territorial, e a Coimbra Business School, enquanto entidade de investigação e de formação, reforçaram a parceria” para redimensionarem e fazerem a “ponte com os municípios”, disse o presidente executivo do Centro, tal como a CBS, sediado em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Cristóvão Monteiro explicou, em declarações à agência Lusa, que, com esta parceria, as duas entidades vão, por um lado, “apoiar naquilo que é o diagnóstico de marca e recomendações de estratégia e, por outro, estabelecer um modelo consistente de ‘marketing’ territorial, com um plano de ação”.

Isto, justificou, porque, “na área das marcas territoriais”, ainda falta alguma consistência. Mas “há municípios que estão mais maduros do que outros” e, por isso, no final do projeto, será atribuído “um reconhecimento do estado de maturidade”.

“Temos um plano de formação onde estaremos a trabalhar com municípios a formar técnicos municipais e depois reconheceremos o estado de maturidade da marca territorial, ou seja, no fundo vamos reconhecer as boas práticas do ‘marketing’ territorial”, sintetizou.

Cristóvão Monteiro disse que, inicialmente, serão evolvidos “determinados municípios, de vários pontos do país”, mas, sublinhou, a ideia é “chegar a muitos, inclusive ilhas, para que se possa criar uma rede para troca de experiências”.

“Assim ganha o País, ganha a marca Portugal, porque a marca Portugal é o somatório das marcas territoriais, de cada concelho, vila, aldeia e, se todos trabalharem bem e de forma organizada e coerente, os frutos vão chegar”, defendeu.

PUBLICIDADE

publicidade

A parceria entre as duas entidades começou em 2020 com pós-graduações que “correram muito bem”, ao ponto de “haver alunos com trabalhos no terreno e, inclusive, alguns formandos da primeira edição que são hoje vereadores municipais, com projetos em mãos que tinham como trabalho prático”.

O presidente da Coimbra Business School reforçou, por seu lado, que, com esta pós-graduação em ‘Branding’ Territorial, a escola “tem conseguido concretizar o objetivo de reforçar competências de planeamento estratégico de ‘marketing’ dos territórios e áreas complementares”.

Pedro Costa admitiu também que, “nesta premissa de estreitar relações com instituições de base local ou regional”, a CBS “criou o Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório de investigação aplicado ao marketing territorial” e cujos resultados serão apresentados este ano.

No âmbito deste observatório, continuou, “está a ser concebido um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais que será uma autêntica plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do ‘branding’ e do ‘marketing’ territorial”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE