A Câmara de Coimbra vai avançar com a compra de 30 autocarros elétricos para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos, num investimento global de 13 ME que inclui também a instalação de 17 postos de carregamento.
A proposta, que será votada e analisada na reunião do executivo, na próxima segunda-feira, prevê a compra de 30 autocarros novos elétricos para renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), afirmou hoje a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A operação de compra de autocarros e de postos de carregamento é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante de cerca de 8 milhões de euros (ME), com os restantes 5 ME de euros a serem suportados pelo município, num programa que promove a substituição de transportes coletivos a diesel por viaturas elétricas.
Segundo a autarquia, a proposta prevê a compra de 14 autocarros elétricos ‘standard’ (12 metros de comprimento) e 16 autocarros elétricos ‘midi’ (nove metros), que irão substituir viaturas mais antigas e com menor eficiência energética.
De acordo com o documento que irá à reunião do executivo municipal e consultado pela agência Lusa, é proposta a abertura de um procedimento de compra das viaturas por ajuste direto, ao abrigo de um acordo-quadro para a compra de autocarros elétricos para transporte de passageiros, celebrado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).
Face a esse regime, o convite para ajuste direto é feito com a empresa Topistapel, cocontratante do acordo-quadro da CIMRC.
Os autocarros ‘midi’ terão de ser entregues no prazo de seis meses depois de a encomenda estar feita e os ‘standards’ no prazo de cinco meses.
Em 2023, a Câmara de Coimbra apresentou um Plano de Renovação da Frota, procurando diminuir a idade média registada, com um plano de aquisição anual de novas viaturas.
A frota dos SMTUC conta, neste momento, com 118 autocarros, dos quais 48 elétricos.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE